TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É APRENDIZAGEM E O DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM

Por:   •  13/9/2019  •  Resenha  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 6

O QUE É APRENDIZAGEM E O DISTÚRBIO DE APRENDIZAGEM[1]

Jaqueline Luíza Leite Cardoso de Souza[2]

RESUMO: Aprender é algo intrínseco do ser humano, faz parte de nossa natureza sempre aprender, há vários tipos de aprendizagem, e cada uma esta apto a se sobressair em uma ou mais áreas especificas, como a acadêmica por exemplo.  Este é um estudo bibliográfico, que tem por objetivo compreender a aprendizagem, seu conceito e como acontece esse processo e ainda estudar sobre a dislexia, um distúrbio de aprendizagem, de grande incidência nas escolas e que dificulta a leitura. A dislexia é um distúrbio biológico que dificulta a aprendizagem acadêmica e o individuo afetado por ela, precisa de apoio para poder avançar nas dificuldades que apareceram em seu caminho.  

Palavra-chaves: Aprendizagem, Dislexia, Educação.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo compreender a aprendizagem, seu conceito e como acontece esse processo e ainda estudar sobre a dislexia, um distúrbio de aprendizagem, de grande incidência nas escolas e que dificulta a leitura.  

A metodologia utilizada neste trabalho é qualitativa pois é voltada para o entendimento de fenômenos humanos. Os princípios que caracterizam a abordagem qualitativa de pesquisa é a descrição, a interpretação, a procura dos significados para os fenômenos estudados.

A pesquisa foi desenvolvida através de levantamento bibliográfico, pois, a partir de leituras, pudemos conhecer alguns estudos referentes a essas problemáticas.

APRENDIZAGEM: CONCEITO E CARACTERÍSTICAS

Segundo Campos (1979, 30): “[...] aprendizagem pode ser definida como modificação sistemática do comportamento, por efeito da pratica ou experiência, com sentido de progressiva adaptação e ajustamento”. Sendo assim, aprendizagem acontece a todo momento, em vários sentidos, cognitivos, físico, motor, etc, é um processo continuo, gradativo, individual, dinâmico, global.

A aprendizagem acontece em um processo de assimilação e acomodação, quando o sujeito. “Toda aprendizagem resulta da procura do restabelecimento de um equilíbrio vital rompido pela nova situação estimuladora, para a qual o sujeito não dispunha de resposta adequado” (CAMPOS, 1979, p. 33). Concluindo assim, que diante de novas informações, o sujeito busca assimilar e a adaptar o novo conceito até que se ajuste a nova informação, é um processo gradativo, cada nova aprendizagem acrescentará novos elementos. “A aprendizagem envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem” (CAMPOS, 1979, p. 33).

 Há diversos tipos de aprendizagem, mas quando nos referimos a aprendizagem escolar, fazemos referencia a aprendizagem cognitivo que segundo Campos (1979, p. 53): “[...] é aquela em cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual, como a percepção, raciocínio, memória, etc”. para que ocorra a aprendizagem são necessário condições comuns a todos, como a maturação biológica, ou seja a pessoa tem que ter condições orgânicas para aprender, o estimulo a aprendizagem também é necessário, porque se não houver interesse em aprender, pode ocorrer algo comum entre alunos, que é a simples memorização de conteúdo, sem assimilação real da nova informação.

Uma pessoa totalmente saudável, com todas as condições orgânicas funcionais, pode aprender com o estimulo certo. Mas se há algum problema, como um distúrbio neurológico, isso dificulta a aprendizagem, como o caso das dificuldades de aprendizagem.

Dificuldade de aprendizagem é a denominação de uma gama de distúrbios que afetam a aprendizagem, pode ser definida como “[...] problemas neurológicos que afetam a capacidade do cérebro para entender, recordar ou comunicar informações” (SMITH; STRICK, 2001, p. 14). Outros autores como Fonseca (1995), fatores ambientais e escolares também são causadores das dificuldades de aprendizagem.

Smith; Strick (2001) considera os fatores externos (ambientais e escolares) como agravantes ou facilitadores da aprendizagem.“Embora supostamente as dificuldades de aprendizagem tenham uma base biológica, com frequência é o ambiente da criança que determina a gravidade do impacto da dificuldade. A ciência ainda não oferece muito em termos de tratamento medico” (p. 20). Entre a gama de distúrbios que caracteriza a dificuldade de aprendizagem, a Dislexia esta entre a mais comum.

Dislexia

A Dislexia é apontado como a causa mais frequente de baixo rendimento e insucesso escolar, apesar de não haver ainda uma confirmação cientifica. A palavra dislexia significa (dis- distúrbio, desvio) e (lexia- leitura), ou seja é a dificuldade na área da leitura, escrita e soletração, pode ocorrer em conjunto com outros distúrbios de aprendizagem, e é estatisticamente comprovado que afeta mais meninos que meninas. (SMITH, STRICK, 2001).

A dislexia é considerada como um quadro hereditário; o risco estimado de um homem disléxico ter um filho com as mesmas características é de 40% e uma mulher disléxica é de 36%. As várias publicações revelam que 23 % a 80% dos portadores de dislexia têm parente disléxico. Estudos realizados com gêmeos idênticos e gêmeos fraternos indicam que a probabilidade é maior dos idênticos serem disléxicos do que os fraternos. Em cerca de 70% dos gêmeos idênticos ambos são disléxicos. Os estudos genéticos revelam a existência de alterações em nove cromossomos mapeados (15, 6p, 2, 2, 7, 18, 11, 1) e em quatro genes considerados candidato (TOPCZEWSKI, 2010, p.19).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com