TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  19/8/2018  •  Resenha  •  2.413 Palavras (10 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHAGUERA UNIABC

NOME: MONIKE SOUZA

RESUMO DO LIVRO O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL?

SANTO ANDRÉ

2018

[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIABC

MONIKE SOUZA

RESUMO DO LIVRO O QUE É PSICOLOGIA SOCIAL?

Trabalho apresentado na disciplina de

Psicologia Social, curso

de Psicologia.  

Professor Walme Oliveira Lima.  

SANTO ANDRÉ

2018

SUMÁRIO

Introdução.............................................1

1. COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS...............................2

2. COMO APRENDEMOS O MUNDO QUE NOS CERCA - A LINGUAGEM..................2

3. A HISTÓRIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA.....................................................................3  

3.1 A HISTÓRIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA - FAMÍLIA......................................3

3.1.1 A HISTÓRIA VIA FAMÍLIA E ESCOLA - ESCOLA........................................................3

4. TRABALHO E CLASSE SOCIAL...............................................................4

5. O INDIVÍDUO NA COMUNIDADE......................................................4

6. A PSICOLOGIA SOCIAL NO BRASIL.........................................................5

Conclusão..................................................6

Referencias bibliográficas...............................7

INTRODUÇÃO

A Psicologia estuda o comportamento, desde os condicionados conscientemente até os inconscientes a diversos níveis. Para determinar se determinado comportamento é social leva se em contas influências genéticas e ambientais no organismo, bem como suas características individuais geradas por esses dois fatores. A Psicologia Social visa estudar o comportamento de indivíduos no que tange suas influências sociais, ainda assim buscando o que nos caracteriza como espécie dentro de certas condições ambientais. Para isso estuda a linguagem, história, cultura, entre outros fatores. A autora Silvia Lane responde quando o individuo se torna social, ela diz que a psicologia se preocupa fundamentalmente com os comportamentos que individualizam o ser humano, e que o foco da psicologia social é estudar o comportamento de indivíduos no que ele é influenciado socialmente. Silvia Lane durante o livro desenvolve questões e formas diretas para que os leitores entendam o que é a psicologia social e possam também desenvolver a sua consciência social.

1

COMO NOS TORNAMOS SOCIAIS.

As pessoas precisam de contato com outros para a sua própria sobrevivência. No decorrer da vida do ser humano é marcada por participação em grupos, no mínimo mais de uma pessoa, e em várias áreas da vida se pede isso. As pessoas desde o início da sua vida, já se encontra inserido em um contexto histórico. Cada grupo da sociedade tem padrões e modelos nos quais são considerados importantes, porque é através desses padrões que  desde sempre vem  garantindo  a  mudança  do  grupo,  e,  quando  há conflito  entre  as  atitudes das pessoas e  os  padrões  estabelecidos,  se tem a possibilidade da mudança.  Com o aparecimento dos padrões, se nota o surgimento dos papéis sociais. Viver e grupos sociais permite que cada um construa a sua identidade através de igualdades e diferenças. E, assim se desenvolve a individualidade, identidade social e consciência de quem você é. Isso é uma liberdade limitada, e ainda sim livre.

A identidade social é o que nos descreve como pessoa, é a nossa resposta quando alguém nos pergunta “quem é você?”. No livro cita duas pessoas respondendo quem eles são. Isso mostra como eles agem em relações sociais. E é através dessa interação se nota as diferenças, consequentemente vão criando a sua identidade social, quando notam as diferenças.

Segundo os indicadores históricos a linguagem foi desenvolvida a partir da necessidade dos seres humanos, que tiveram que a usar para a sua sobrevivência. Do mesmo modo foi desenvolvidas ferramentas para a sobrevivência, foi criada a linguagem como forma de transmitir esses meios.  O uso da linguagem é uma forma importante para o desenvolvimento intelectual do ser humano, o intelectual não é só quem fala, mas quem pensa.  Ou seja, a nossa capacidade de falar tem ligação com a capacidade de pensar.  A linguagem além de permitir o nosso desenvolvimento intelectual,  a  linguagem  é  também  uma  ferramenta  de  controle da sociedade,  pois,  quando  nos  deparamos  com  palavras  as  a autoridades  passam  a  desempenhar uma  função  essencial  na  formação  dessa  representação, assim exercendo  o  "poder", impondo assim relações necessárias para o meio social.  A pessoa que a  capacidade  de  comunicação  é  bem  desenvolvida, consegue ter o domínio  social sobre a pessoa que o papel  social  é somente  a  "trabalhos braçais".  

Este capítulo do livro fala sobre à  análise  da  inserção  do  indivíduo  na sociedade por meio dos  grupos  institucionalizados  que  determinam  a  vida social  dessas pessoas.  Neste capítulo, Silvia Lane apresenta duas ferramentas que são essenciais durante o processo de socialização do ser humano, essas ferramentas é a família e a escola.

 A família é o grupo necessário para garantir a sobrevivência do indivíduo e, por causa dessa função na sociedade, é vista como “natural” “universal” durante o processo de reprodução dos homens.  À família cabe a reprodução da força de trabalho e a perpetuação da propriedade, dessa forma, a família se torna uma ferramenta importante à sociedade, consequentemente se tornando o objeto de controle social por aqueles que detêm o poder.  A instituição familiar é, em qualquer sociedade moderna, regida por leis, normas e costumes, que definem direitos e deveres dos seus membros e que devem, também, reproduzir as relações de poder da sociedade em que vivem. O primeiro contato entre o ser humano e o mundo em que vive é como uma relação de dependência que faz com que a pessoa valorize aqueles que o mantém vivo e participam do seu crescimento, em todos os sentidos.  Quando o ser humano começa a notar as diferenças, as pessoas que participam da sua mudança tornam-se os “outros significativos” que são pessoas com que se cria o laço emocional, e faz uma representatividade da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (146.1 Kb)   docx (48.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com