TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que vou ser quando crescer

Por:   •  4/5/2015  •  Resenha  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  1.715 Visualizações

Página 1 de 4

Análise do filme:

 O Que Eu vou ser quando crescer

O filme “O Que Eu Vou Ser Quando Crescer” demonstra a realidade de hoje em que na adolescência já vem a cobrança pela família ou pela sociedade, como também pelo próprio indivíduo na escolha de uma profissão.

Essa escolha vem numa fase bem conturbada que é próprio da adolescência sendo assim um momento delicado, pois a adolescência e uma fase de transição em deixar de ser criança para ser adulto, é uma fase de intermédio em que não se é mais criança mas ainda não se é um adulto.

Levando muitos fatores como saber se realmente gosto disso ou daquilo, ou qual a profissão me trará mais retorno financeiro, e o tempo? será a longo ou médio prazo, faz com que a escolha vire um caso de vida ou morte no sentido de que não poderei voltar atrás.

No erro ao escolher,as consequências podem ser desastrosas com desânimos e frustrações.

Podemos considerar que essa questão da escolha de uma área profissional é apenas mais uma dentre tantas outras que faremos em outras áreas da vida.

E assim desde cedo somos influenciados por vários fatores não apenas psicológicos ou comportamentais, mas também sociais ou culturais.

A chegada hora do vestibular é o momento em que a sociedade mede o seu esforço se está preparado para ser adulto.

As adolescentes do filme fazem um trabalho de jornalismo em que focam várias profissões como entrevistas com economista que é vista como profissão da época em crise do pais, considerando que o contexto histórico e social acaba por ditar seus modismos. Assim fazem um comparativo de como escolhem uma profissão e como é na realidade.

A ilusão pelo desejo do sucesso a todo custo pode causar frustrações em um mundo tão competitivo, quando na verdade a realização pessoal e profissional poderia estar no anonimato de tantas funções e profissões tão importantes à sociedade.

Barbara 17 anos como outras adolescentes está no meio dessa crise de ter que escolher uma profissão que acha ser para o resto de sua vida.

Seu pai lhe dá o maior apoio e liberdade para suas escolhas quando diz que quer que elas sejam felizes indiferente das escolhas, porém o que está implícito nesse discurso e a cobrança do futuro de sucesso. Essas armadilhas que o contexto histórico social oferece aos jovens adolescentes no momento de suas escolhas faz que se predomine uma visão alienada da realidade principalmente na atualidade em que a globalização são estimuladas pelas mídias.

Se adolescência por si só é um estágio, um período de crise constitutiva, a dificuldade do acerto na escolha profissional aumenta, pois exatamente em um momento de transformações como a adolescência, somos obrigados a optar por um caminho e seguir. A indecisão e a insegurança se fazem presente, embora muitos acreditem estarem certos do que querem acabam seguindo carreiras de pais e até avós como referência, como aquilo que deu certo

Na dúvida se escolhe por aquilo que acha bonito, heroica como a adolescente Fabíola que quer ser médica pois acha que é o poder e dever de salvar vidas, não sabe que por detrás dessa gloria existe a impotência de um sistema político falido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com