TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Recalque?

Por:   •  29/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

RECALQUE

É uma dos conceitos fundamentais da psicanálise, um mecanismo de defesa contra ideias que sejam incompatíveis com o EU, ou seja, evita com que os desejos se tornem consciente, não sendo eles destruídos, mas manifestos no inconsciente.

Os desejos são recalcados porque nos causaria sofrimento, devidos às normas sociais.

  • TIPOS DE RECALQUES:

Recalque originário: Surge quando o sujeito começa a se relacionar com o mundo (Surge a partir de normas sociais). Ainda não é a realidade, apenas o principio de prazer e  existirá para sempre.

Recalque propriamente dito: São conteúdos não aceitos socialmente por causa das normas, regras e morais. Sendo conteúdos que nem mesmo o próprio sujeito sabe sobre si, desse modo, todas as coisas que estiverem relacionadas com esse conteúdo devem ser recalcados para que nem mesmo o sujeito tenha conhecimento disto.

Retorno do recalcado: São conteúdos que continuam tentando ter acesso ao consciente, dessa forma se manifestam através de atos falhos, esquecimentos, sonhos, chistes e até mesmo sintomas físicos.

Fazendo então com que o consciente não tenha noção que este é o conteúdo recalcado. Percebe se então que o único papel do recalque é levar os desejos para o inconsciente e o papel do inconsciente é que os desejos sejam realizados.

Com a utilização do método de associação livre Freud notou que os pacientes reagiam de forma diferente a algumas palavras, que tinham um bloqueio e que não conseguiam responder. Percebeu também que, depois de fazer associação livre a paciente ficava agitada e falava bastante, em outras vezes a faziam chorar ou a lembrar de fatos de infância que foram recalcados ou até narrar um sonho que teve na noite anterior.

Freud começou a entender que o consciente do paciente era influenciado pelo inconsciente, nas quais ambos desconheciam. Compreendeu também que se conseguisse interpretar as palavras, sonhos, lembranças e os gestos do paciente, ele chegaria a essa parte do inconsciente.

Com o entendimento do inconsciente Freud publicou o Livro A Interpretação de sonhos, onde conceitua o recalcamento e faz distinção entre o inconsciente e consciente.

    A resistência é uma forma de defesa que o indivíduo apresenta, com objetivo  de encobrir da consciência ideias ou situações dolorosas contidas no seu inconsciente, sendo elas de origem do sintoma.

Existe diversos tipos de resistências que o indivíduo traz para a terapia, surgindo elas do nosso id, ego e superego tais como:

Resistencia Recalque: É quando o sujeito recalca (rebaixa) algum sentimento que lhe traz sofrimento

Transferência: Estou repetindo relações passadas em novas relações.

Resistencia como benefício secundário: ele senti angustia mais ao mesmo tempo ele não abandona pois é uma forma de resposta ao mesmo.

Resistencia do ID: Algo elaborado, que não se desfaz, é algo repetitivo

Resistencia do SUPEREGO: É o sentimento de culpa trago pelo paciente.

A todo tempo Freud busca trabalhar em suas terapias a liberdade do sujeito em livrar se de suas resistências para que possa ser trabalhadas.

Freud ao longo dos anos percebe que há algo de "errôneo" no método de hipnose, viu que mesmo sobre hipnose o paciente tinha sua resistência. Após isto ele abandona a hipnose e vai em busca do seu próprio método,  a associação livre a qual da surgimento a psicanalise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com