TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Controle de Recalque

Por:   •  1/3/2018  •  Artigo  •  2.964 Palavras (12 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 12

CONTROLE DE RECALQUE
REPRESSION CONTROL

RESUMO

O comportamento de uma estrutura é dado principalmente pela interação entre a estrutura e o solo, portanto é necessário a realização do monitoramento para evitar o surgimento de recalque. O recalque é um dos principais causadores de patologias em edificações e em alguns casos do colapso total das mesmas. Porém, em até certo nível não provoca problemas consideráveis. O monitoramento a ser feito permite aos profissionais observarem o comportamento da estrutura, onde, pode-se evitar dificuldades futuras. A falta de um monitoramento periódico pode acarretar a não constatação de problemas estruturais em construções, que em alguns casos poderia ser detectado numa simples verificação visual por um profissional treinado e com conhecimento especifico, e com a tecnologia os equipamentos estão se tornando mais precisos e de fácil manuseio, colaborando com a manipulação in loco, interagindo diretamente ou indiretamente com programas de computação, gerando os resultados dos dados mais rápidos e diminuindo erros sistemáticos. Este artigo busca apresentar as principais formas de monitoramento de recalque, e estas técnicas são subdividas em três métodos, geotécnicos, geodésicos e bench-mark.  

Palavras-chave: Recalque, Monitoramento, Fundações.

ABSTRACT

The behavior of a structure is mainly due to the interaction between the structure and the soil, so it is necessary to carry out the monitoring to avoid the occurrence of repression. The repression is one of the main causes of pathologies in buildings and in some cases of total collapse of buildings. However, up to a certain level does not cause considerable problems. The monitoring to be done allows professionals to observe the behavior of the structure, where future difficulties can be avoided. The lack of periodic monitoring may lead to a lack of structural problems in buildings, which in some cases could be detected by a simple visual check by a trained professional with specific knowledge, and with the technology the equipment is becoming more accurate and easy manipulation, collaborating with in-house manipulation, interacting directly or indirectly with computer programs, generating faster data results and reducing systematic errors. This article will study ways of monitoring repression, and these techniques are subdivided into three methods, geotechnical, geodetic and bench-mark.  

Keywords: Recessing, Monitoring, Foundations.

INTRODUÇÃO

Na implantação de uma obra, o elemento principal que se deve atentar-se é a garantia de sua estabilidade, funcionalidade e durabilidade. Para isso, deve ser analisado, inicialmente, o efeito da interação entre o solo e a estrutura. O estudo da interação solo-estrutura exige uma visão integrada dos diferentes materiais que compõem o sistema, ou seja, sistemas estruturais mais sistemas geotécnicos ou maciço de solo. Sendo o maciço de solo um conjunto formado por um certo número de elementos de solo ocupando continuamente o espaço físico delineado pela superfície do terreno e a superfície do indeslocável, conforme AOKI&CINTRA (1996).                     

O motivo relevante para esse estudo é o fato de que um solo sob um determinado carregamento sofre deformações e provoca reações, como por exemplo, o recalque.

O recalque pode ser definido pelo movimento vertical descendente de um elemento estrutural, segundo a NBR 6122 (1996).  Na engenharia civil, é considerado o fenômeno que ocorre quando uma edificação sofre um rebaixamento devido ao adensamento do solo sob sua fundação.  É o principal causador de trincas e rachaduras em edificações, principalmente quanto a ocorrência o recalque diferencial, fenômeno em que uma parte da obra rebaixa mais que a outra, produzindo esforços estruturais não previstos.

Quando submetidos a um carregamento, todos os tipos de solo sofrem recalques, resultantes das propriedades de cada solo e da intensidade de carregamento, podendo ser em menor ou maior grau. Os recalques geralmente tendem a cessar ou estabilizar após certo período de tempo, mais ou menos prolongado, e que depende das características geotécnicas dos solos (MILITITSKY, 2005).

Para a garantia da segurança da construção, existe a necessidade do controle do recalque, desde a sua identificação até a estabilização, evitando casos de instabilidade da estrutura. Os métodos de monitoramento das deformações em estruturas podem ser apresentados em dois grupos: os métodos geodésicos e os métodos geotécnicos. No caso do monitoramento geodésico, busca-se alterações de coordenadas (planimétricas e/ou altimétricas) no decorrer de certo período de tempo. As informações encontradas são indicadoras de alterações e deslocamento. Já o método geotécnico, é usado primeiramente para detectar movimentos relativos e abrangem técnicas geotécnicas de engenharia estrutural, projetos específicos de monitoramento.

O controle de deslocamento das estruturas envolve diferentes técnicas e métodos de medição. Para cada tipo de construção é desenvolvida uma técnica, considerando-se desde necessidade até a precisão, sendo continuo, por minutos, semanas a meses, dependendo do tipo de carga, se estática ou dinâmica, de condicionantes como o solo do loca, estrutura usada, alterações no entorno, tamanho da estrutura, utilização, acidente, entre outros.

DESENVOLVIMENTO

O comportamento de uma edificação é determinado pela interação entre a superestrutura, infra-estrutura e solo fundação, procedimento denominado interação solo-estrutura. Mas, na maioria das vezes ainda não se considera esta interação no desenvolvimento de projetos de edificações. Isto se deve à complexidade do mecanismo da interação solo estrutura, e a necessidade de uma colaboração íntima e intensa entre engenheiros estruturais e geotécnicos.

Um recurso muito importante para o estudo do mecanismo da interação solo-estrutura é o monitoramento de obras através da observação do desempenho da fundação, à medida que vai sendo carregada pela estrutura. Conforme ALONSO (1991), para o procedimento desse controle é necessário as medidas de recalques e de cargas reais atuantes na fundação.

O recalque ocorre quando as cargas presentes na edificação deformam o solo. Recalque é a deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas (REBELLO, 2011).  

Recalque é o movimento vertical descendente de uma fundação, o levantamento por sua vez é o movimento vertical ascendente de uma fundação (ABNT, 2010).

Segundo Berberian (2011, apud OLIVEIRA, 2013) o recalque ocorre em todas as fundações, em que resistem a determinado limite de recalque sem sofrer danos, entretanto a maior parte desses recalques são absorvidos sem que ocorra percepção visual, quando pilares e vigas são construídos no prumo e no nível. Esses limites são estipulados com o objetivo de garantir que a estrutura cumpra suas finalidades (ALONSO, 1991).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (164.8 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com