TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RECALQUE DIFERENCIAL MACEIÓ - ALAGOAS

Por:   •  31/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade UnYLeYa

Engenharia Geotécnica

Luana dos Santos Pereira

RECALQUE DIFERENCIAL

MACEIÓ - ALAGOAS

2018

Faculdade UnYLeYa

Engenharia Geotécnica

Luana dos Santos Pereira

RECALQUE DIFERENCIAL

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade UnYLeYa como parte integrante do conjunto de tarefas avaliativas da disciplina Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica.

Juliana Alberto Costa

MACEIÓ - ALAGOAS

2018

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        04

1.0 OBJETIVO         04

1.1 Objetivo geral         04

1.2 Objetivo específico        04

2.0 JUSTIFICATIVA         04

3.0 REVISÃO DA LITERATURA         05

4.0 METODOLOGIA         05

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS         06

INTRODUÇÃO

Recalque Diferencial

O desempenho da capacidade da tensão admissível do solo pode ser comprometido quando negligenciada etapas fundamentais do projeto?

  1. OBJETIVOS
  1. Objetivo geral:

Identificar as possíveis omissões no processo do projeto.

  1.  Objetivos específicos:

Elucidar as causas geradoras de recalque, deformação que ocorre no solo quando submetido a cargas e as possíveis patologias. Abordar a importância do estudo do solo com o propósito de conhecer as particularidades de cada camada de solo, caracterização e resistência.

  1. JUSTIFICATIVA

O estudo do solo e as medidas correlativas para o perfeito desempenho solo-estrutura. O elemento fundação tem a função de transmitir as cargas da estrutura para o solo, dessa forma o desempenho da edificação estão atreladas as características do solo e sua tensão admissível.  Há diversos fatores que influenciam negativamente a ação da fundação, sendo os principais: análises geotécnicas, erros de projetos, falhas de execução e influências externas.

  1. REVISÃO DE LITERATURA

Recalque é a deformação do solo quando submetido a cargas, provocando movimentação na fundação que, dependendo da intensidade, resultará danos à estrutura (CAPUTO, 2012).  

Os tipos mais comum de recalque são elástico, por escoamento lateral e recalque por adensamento. Assim como as principais causas: superposição de tensões, deficiência na investigação geotécnica, fundação sobre aterro, rebaixamento do lençol freático, infiltração, solos colapsíveis ou expansivos, erosão, escavação próxima e influência da vegetação.

O elemento fundação desempenha a função de transferir as cargas de uma estrutura ao solo, essa função pode ser comprometida por diversos fatores ao longo do tempo. A negligência do estudo detalhado do solo, o problema com carência de projeto mais elaborado, delimitando as diversas situações especificas da obra em questão, erros advindos da execução são determinantes ao infortúnio do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (90.3 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com