TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é totem o que é tabu e qual a importância destes na formação cultural

Por:   •  25/4/2018  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

 O que é totem o que é tabu e qual a importância destes na formação cultural. 

A palavra totem foi introduzida em 1791, e é normalmente um animal podendo ser também um vegetal ou um fenômeno natural (chuva), que mantém relação com todo o clã, é passado através de hereditariedade e não e mutável pelo casamento, a relação de pai não é somente com o pai biológico, mas com todos os homens do clã pois todos que descendem do mesmo totem são parentes consanguíneos “casamento de grupo” onde um certo número de homens exercem direitos conjugais sobre um certo número de mulheres. As relações totêmicas podiam ser observadas não somente entre os australianos, mas entre os índios norte-americanos, os povos da Oceania, na Índias Orientais e em grande parte da África.  

A característica do sistema totêmico que atraiu a atenção dos psicanalistas é que em todo lugar onde existia o totem também se encontrava lei contra as relações sexuais entre pessoas do mesmo totem (e seu casamento), exogamia vinculado ao totem e a prevenção do incesto, um homem não pode ter relações com as mulheres do mesmo clã, a punição para quem violar essas regras normalmente é a morte , essas evitações assim são chamadas são mais sensíveis no caso dos selvagens pois eles estão mais sujeitos a tentação de cometer. Existem várias regras de evitações como por exemplo mulheres devem evitar o pai no período entre a puberdade até o casamento, ou homens que não devem chegar perto das sogras, nem ela dele, alguns povos mais rigorosos punem até mesmo incesto entre animais os domésticos. Toda essa rejeição nada mais é que uma aversão que os seres humanos têm pelos primitivos desejos incestuosos.  

 Tabu é um termo polinésio o significado pode ser dois um é “sagrado" “consagrados" o outro é “impuro”” perigoso" a palavra tabu denota tudo, seja uma pessoa um lugar, uma a coisa e possui uma conotação igualmente sagrado como impura. É algo principalmente expresso em proibições e restrições que se impõem por conta própria, possuem origem desconhecida um código de leis não escritas mais antigas que o homem existe várias classes: naturais ou diretos, comunicados ou indiretos que se dividem em adquiridos e impostos, e os intermediários.  

A punição pela violação de um tabu era normalmente deixada a um agente interno automático, a violação de um tabu transforma a pessoa que o infligiu um tabu, pessoas ou coisas consideradas como tabu podem ser comparadas a objetos carregados de eletricidade. Tabus podem ser permanentes ou temporários (menstruação), Wundt divide as proibições do tabu em 3 classes, conforme afetam animais, seres humanos e objetos, os sobres animais animais as proibições em matá-los e comê-los, os dirigidos aos seres humanos restringem em circunstâncias nas quais a pessoa sobre qual o tabu é imposto, homens são considerados tabus em suas cerimônias de iniciação as mulheres durante a menstruação e após o parto( tabus temporários ), e o terceiro que afetam os objetos como  árvores, plantas, coisas qualquer coisa que se torne misteriosa se torna sujeita a se tornar um tabu. O tabu vai se transformando numa força como uma base própria desenvolve nas normas do costume e tradição e finalmente da lei, existem um similaridade entre tabu e a doença obsessiva e suas proibições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com