TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Totem E Tabu

Trabalho Universitário: Totem E Tabu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 2

Escola

A escola deverá se adaptar de acordo com os comportamentos que se deseja manter . Cabe a ela portanto manter, conservar e em parte modificar os padrões de comportamento aceito como úteis e desejáveis para uma sociedade, considerando-se em determinado contexto cultural.

A escola está ligada a outras agências controladoras da sociedade, do sistema social bem como governo, política, economia, etc.

Para Skinner, a tradição educativa ocidental, determina uma educação voltada para o saber, para o conhecimento, que estão intimamente ligados ao comportamento verbal destacados nas escolas, onde a preocupação maior é a obtenção e não a manutenção do comportamento.

Skinner critica esse modelo de escola porque o controle aversivo não leva a uma aprendizagem efetiva, pelo fato de está em desarmonia com os ideais de democracia, direitos humanos etc, divulgados por essa sociedade ocidental. Nesse caso, a escola deixa de ser um espaço de aprendizado para ser um agente direcionado ao comportamento humano que tem como finalidade moldar o indivíduo para que ele se encaixe no contexto sócio cultural que dirige a cultural, formando um indivíduo social, e não com ideias próprias e com capacidade de desenvolver sua individualidade e suas características pessoais, mas transformando o conteúdo pessoal, em conteúdo social.

Ensino-Aprendizagem

Os comportamentos nos alunos serão instalados e mantidos por condicionantes e reforçadores arbitrários tais como: elogios, graus, notas, prêmios, reconhecimentos do mestre e dos colegas, prestígio, etc.O ensino para Skinner corresponde ao arranjo ou à

disposição de contingências para uma aprendizagem. eficaz

Professor-Aluno: Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação.

Na abordagem comportamentalista professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de tal forma que o desempenho do aluno seja maximizado o.

O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões.

e o professor diante da sua importância e resposbilidade e considerado por Skinner um engenheiro comportamental

Metodologia

A metodologia é uma categoria que envolve vários requisitos, mas entram em destaque a organização de um plano de aula bem estruturado e o envolvimento estudantil para que possa haver o domínio e interação com o conteúdo, sendo adaptadas conforme a necessidade e capacidade de cada aluno, dessa forma, progredindo de maneira gradativa a aprendizagem. Porém, para a determinação de uma metodologia é preciso que haja intercâmbio professor-aluno e vice-versa, com o objetivo quebras as barreiras, conhecendo uma técnica mais viável de conhecimento que implique na estrutura comportamental, já que o indivíduo tem o hábito de se adaptar e/ou modelar ao espaço que convive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com