TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Totem e Tabu

Por:   •  22/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  2.442 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA

FREUD, Sigmund. Totem e Tabu. In: Obras completas de Sigmund Freud, Editora Imago, 2009.

        

         Sigmund Freud, nascido em 1856 na atual Áustria, foi um médico neurologista e é considerado o percursor da psicanálise. Membro de família judaica, morou na Itália, onde cursou medicina na Universidade de Viena. Quando adulto, mudou-se para a França, onde desenvolveu estudos sobre a hipnose, o que aflorou seu interesse pelo campo das doenças mentais. Em 1986, Freud utiliza pela primeira vez o termo “psicanálise”, que consiste num método utilizado para tratar doenças psíquicas por meio da interpretação do inconsciente.        

         Em 2013 comemorou-se o centenário da obra Totem e Tabu, na qual Freud debate a origem dos totens e dos tabus, de modo a construir uma reflexão acerca dos tabus da sociedade, relacionando ao sistema totêmico. De acordo com relatos do próprio Freud, essa obra pode sem compreendida como uma tentativa de explicar questões da psicologia social.

         Inicialmente, Freud explica o significado do totemismo – grupos de indivíduos que apresentam um totem como representante simbólico. Na Austrália, diversos clãs indígenas se diferenciam por meio de seus totens e utilizam o sistema totêmico, no qual é proibido o relacionamento sexual e casamento entre pessoas de um mesmo clã.

         Tal característica atraiu o interesse dos psicanalistas, uma vez que trata da exogamia e proibição do incesto, instituições ligadas ao totemismo. Nesse ponto Freud correlaciona o homem primitivo ao homem contemporâneo, pois ambos instituíam regras no que diz respeito as relações sexuais e condenavam o incesto, de forma a tratá-los como tabus sociais.

         Além disso, o pai da psicanálise desenvolve um estudo acerca do tabu – termo de origem polinésia, que pode ser determinado como instituição de caráter sagrado, inquestionável. Para Freud, as restrições impostas pelos tabus são distintas das proibições religiosas ou morais, visto que não se baseiam em nenhuma ordem divina. Não obstante sejam compreensíveis para sociedade, os tabus são aceitos com naturalidade para aqueles que se submetem a eles.

         Finalmente, Sigmund Fred pondera sobre os dois principais tabus do totemismo, os quais remetem ao complexo de Édipo – distúrbio mental no qual os filhos sentem desejos sexuais pelos pais – tais tabus são: o assassinato do Totem e a tomada de sua esposa. Nesse sentido, Freud propõe uma reflexão a respeito da indispensabilidade de uma regra que atinja o âmbito das relações sociais, princípios morais e dogmas religiosos, de forma a instaurar uma maior estabilidade social.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (99.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com