TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Neupslin

Por:   •  3/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 4

LAUDO PSICOLOGICO

Nome: João Pereira

Interessado: Centro Educacional Otavio de Mesquita

Finalidade: Avaliação cognitiva

Autor: Antônio Ramalho da silva – CRP 00351040/500

DESCRIÇÃO DA DEMANDA

O cliente em questão é J.P com 10 anos e 7 meses de idade, que atualmente está cursando pela segunda vez a 4ª série do ensino fundamental, no Centro Educacional Otavio de Mesquita em Porto Alegre - (RS).

O quadro neurológico do paciente apresentou um AVC do tipo hemorrágico, localizado no hemisfério direito (HD), em 20 de julho de 2010, quando tinha oito anos de idade. Na ocasião, o menino permaneceu internado por 28 dias em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) hospitalar, sendo que durante 10 dias esteve em ventilação mecânica (VM). Entre as sequelas neurológicas, destacam-se quadros de paralisia facial e de hemiparesia esquerda. Durante esse período não apresentou crises convulsivas.

Em relação aos aspectos de saúde geral, o menino não tem história prévia ou atual de outros problemas neurológicos (além do AVC), psiquiátricos, visuais e/ou auditivos, relatados pela família. Da mesma forma, não apresentava queixas de aprendizagem nem de desenvolvimento, sendo seu desempenho escolar considerado satisfatório (informações dadas por professores e pais). Apresenta antecedentes de quadros de asma e bronquite.

O AVC ocorreu um ano e dois meses antes da avaliação neuropsicológica, que foi realizada em um centro de reabilitação infantil. No momento da alta, o menino encontrava-se falante, porém só recuperou o controle esfincteriano um mês após a alta e a marcha somente três meses depois. Como o atendimento ambulatorial pós-AVC foi feito no hospital, não foi possível acesso a dados complementares, como escalas para exame clínico de AVC, entre outros, que, porventura, tenham sido utilizados.

Sabe-se que J. P. fez uso de anticonvulsivante durante um ano após o AVC, sendo que há três meses esse uso foi interrompido. Atualmente, o menino faz tratamento com uma equipe multidisciplinar composta por uma psicóloga, fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, além de frequentar sessões de hidromassagem e de pilates.

Durante a entrevista de anamnese, a mãe de J.P. relatou que, após o episódio do AVC, ele vem apresentando um comportamento diferente. Mostra-se impaciente e irritado por qualquer motivo. Além disso, costuma esquecer-se sempre de pedidos e solicitações que lhe são feitas.

Segundo a mãe, J.P.: “Não lembra nunca de fazer o que ela manda.”. Refere, ainda, que o menino parece estar “mais bobo” e que vem apresentando dificuldades escolares. Ele não consegue mais acompanhar as demandas de forma regular, pois demora muito tempo para realizar as tarefas e, muitas vezes, não cópia ou termina de fazer as atividades a tempo.

PROCEDIMENTO

Foi efetuado processo de avaliação neuropsicológica a qual se deu em 1 sessões, com duração aproximada de 1 hora cada uma, em um local com iluminação, ventilação e acústica adequadas. O exame foi realizado por um clínico com experiência em avaliação neuropsicológica. O paciente mostrou-se colaborativo e motivado para executar as tarefas a ele solicitadas. NEUPSILIN-Inf.

ANÁLISE

Após a apreciação dos dados obtidos foram encontrados os seguintes resultados:

Número do teste ou subteste

Nome do teste ou subteste

Pontos brutos z- escores

1.0 Orientação 0,15

2.0 Atenção - 0,25

2.1 Atenção visual- cancelamento de figuras

0,05

2.1.1 Tempo de execução (segundos)

0,71

3.1 Percepção –

2.2 Atenção auditiva -

Repetição de sequência de dígitos (ordem direta)

-0,37

3.0 Percepção 0,16

reconhecimento de emoções em faces

0

3.2 Percepção visual - constância de forma e constância de objeto

0,16

4.0 Memória -0,94

4.1 Memória de trabalho (operacional)

-0,81

*4.1.1 Memória de trabalho(operacional) – componentes fonológico e executivo

-1,06

central

*A) Repetição de sequência de dígitos na ordem indireta

-1,57

B) Span de pseudo palavras

-0,20

4.1.2 Memória de trabalho (operacional visuoespacial)

0,01

4.2 Memória épisódico-semântica verbal

- 0,88

A) Evocação imediata -0,12

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com