TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Psicológico

Por:   •  17/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  11.214 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO PSICOLÓGICO

1. Identificação:

Autor: Nátilla Demille M. S. Silva (CRP. 04/XXXXX)

Interessado: Escola Reino Encantado

Finalidade: Avaliação psicológica com interesse em avaliar comportamentos

Atípicos e desinteresse nas atividades do aluno Rian da Silva.

2. Descrição da demanda

O aluno Rian, de 9 anos, foi encaminhado a esta clínica com o objetivo de investigar e analisar os comportamentos atípicos em sala de aula, onde o mesmo apresenta grande dificuldade na aprendizagem, dispersão, comportamentos problemas como indisciplina e rebeldia, e má coordenação motora ao realizar atividades manuais. Também foi relatado que o mesmo não se relaciona com os colegas de classe, provocando assim seu isolamento e  a prática de Bullying por parte das demais crianças, o que faz com que ele tenha mais comportamentos agressivos e dificuldade nas relações interpessoais.

3. Procedimento

Foi realizada em primeiro momento entrevista com a criança com referencial teórico Psicopedagógico, e apresentado um questionário como teste de detecção fácil de responder de acordo com a idade da mesma. Em seguida foram apresentados jogos e exercícios para melhor análise da função cognitiva e motora do paciente. Foram feitos testes psicológicos, entre eles o TISD (Teste de Investigação de Sinais de Dislexia), de acordo com o SATPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos) para analisar se o paciente possui alguma psicopatologia. Foram realizados 6 encontros, sendo um deles com os pais da criança para melhor entendimento do histórico de vida e contexto familiar da mesma.  .

4. Análise

O aluno demonstrou pouco entendimento nas atividades realizadas durante as sessões, onde apresentou dificuldades para compreender elementos de fácil compreensão para uma criança da mesma faixa etária, apresentando alterações em algumas habilidades cognitivas, tais como leitura, escrita, coordenação motora e atenção. O mesmo também possui um pouco de dificuldade na fala e no modo de se expressar, e alguns sinais de rebeldia e comportamento agressivo, pois se negou algumas vezes a fazer as atividades propostas. No que diz respeito a análise com os pais, também foi percebido alguns conflitos familiares e vínculos rompidos e fragilizados em relação a criança.

5. Conclusão

A avaliação indicou grande dificuldade de aprendizagem do aluno, indicando um distúrbio de aprendizagem, tendo como hipótese diagnóstica um quadro de Dislexia, onde o nível de leitura e escrita encontra-se abaixo do esperado para a Escolaridade e faixa etária. Possui também dificuldades com raciocínio lógico, aprender o alfabeto, cores, formas e números, causando falhas no desenvolvimento escolar, danos afetivos e sociais. Indicou também pouco entendimento dos pais em relação ao assunto. Sugiro que o paciente seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo clinico, e se necessário, parecer de um profissional neurologista para melhor diagnóstico que comprove tal patologia. Ressalto a devida importância no cuidado, afeto e atenção com a criança, tanto no contexto escolar e principalmente familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com