TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Práticas de Pesquisa

Por:   •  2/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

2 – INTRODUÇÃO

2.1 - SUJEITO E AMBIENTE

        O sujeito utilizado nas práticas foi um rato albino da raça "Rattus Norvégicus" de linhagem Wistar  que se encontrava no biotério do laboratório de Psicologia Experimental, em caixa de armazenamento. O reforçador utilizado foi a água, e para que as práticas fossem possíveis as realizações das práticas, os sujeitos  foram privados de água, por no mínimo dois dias.

2.2 - EQUIPAMENTO

        Foram utilizadas em todas as práticas uma caixa de Skinner, que tem a função de abrigar o sujeito durante os experimentos, com as medidas de 26 cm de altura, 25cm de largura, e 20 cm de comprimento. ela consiste em uma caixa de metal com tampa frontal em acrílico transparente, por onde  é possível observar o sujeito durante os experimentos. Possui estruturas apropriadas para os diferentes experimentos com os sujeitos: piso composto de pequenas barras metálicas, uma lâmpada, um bebedouro. Em seu interior encontra-se uma barra que, quando pressionada faz com que o bebedouro libere uma gota de água.


5- EXTINÇÃO OPERANTE

Objetivo: Demonstrar através de um experimento oposto ao condicionamento, o efeito do reforço.

Procedimento: CX automático / desligado

- Observar a frequência do comportamento de pressionar a barra sem que o reforço seja fornecido.

- Encerrar a prática após 20min ou 5min sem responder (pressionar a barra).

Registro: Anotar a frequência do comportamento pressionar a barra, minuto a minuto, por 20 min ou até 5min sem responder.

Duração: 10min    Início: 20h:27min   Término: 20h:37min

[pic 1]

Gráfico 2


5- A PRÁTICA V

        A prática da extinção consiste no procedimento de diminuir a frequência de resposta do comportamento que se deseja extinguir, ou seja, é retirado o reforço dado para uma resposta condicionada, no nosso caso quando a barra era pressionada, o sujeito obtinha a gota de água como reforço, nessa prática, ele não mais recebeu o reforço ao responder com o comportamento e pressionar a barra, o que acaba gerando a diminuição gradual da frequência deste comportamento.

        Durante a prova o sujeito, inicialmente, fez o reconhecimento do ambiente,  farejou várias vezes, levantou-se e limpou-se. Foi possível identificar, também, as respostas emocionais do animal, como por exemplo, o ato de morder a barra, lambê-la excessivamente e explorar a caixa na qual estava inserido. O declínio na taxa de resposta veio acompanhado de outros processos comportamentais tais como: ficar ansioso e tentar morder a caixa, coçar-se, abrir a boca e pressionar, desesperadamente, a barra mesmo percebendo que não havia água, o que vinha acompanhado de mais ansiedade, declinando o comportamento, até permanecer parado nos últimos minutos da prova.

        Deve-se considerar que a extinção se difere do esquecimento, pois este procedimento consiste em eliminar a possibilidade que uma resposta ocorra por um certo período de tempo depois que foi condicionada. Enquanto na extinção, o reforço não é dado, porém, permite-se a resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com