TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Piaget

Por:   •  27/5/2017  •  Resenha  •  1.223 Palavras (5 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 5

Piaget

Psicologia do Desenvolvimento

Tem uma visão interacionista, pois vê o homem num processo ativo de continua interação procurando entender quais os mecanismos mentais que o sujeito usa nas diferentes etapas da vida; quais os processos mentais envolvidos em uma situação de resolução de problema e quais os processos que o usa para conhecer a realidade. Para, Piaget, a realidade externa ao sujeito regula o desenvolvimento do conhecimento. O desenvolvimento do invidiou produz estruturas lógicas que o permite atuar sobre o mundo de forma mais flexíveis e complexas. A criança constrói estruturas mentais e adquiri modos de funcionamento dessas estruturas, por meio das respostas erradas busca entender quais processos mentais foram usados na construção da resposta.

A hereditariedade

As pessoas herdam estruturas sensoriais e neurológicas que origina as estruturas mentais, que permite que o organismo seja capaz de amadurecer em contato com o meio físico (objetos, lugares) e social (comportamento), dependendo da sua relação com o meio interfere na capacidade para aprendizagem.

Adaptação

O ambiente físico e social rompe com o estado de equilíbrio da criança e faz buscar comportamento adaptativos. Conhecer motiva o indivíduo ao desenvolvimento, possibilitando novas formas de interação com o meio, levando a adaptação e as tornam a ficarem aptas a novas situações. Utiliza-se das estruturas mentais já existentes para que este processo ocorra.

Assimilação: tentativa de solucionar uma situação através das estruturas mentais já formadas.

Acomodação: solucionar uma situação a partir da modificação de suas estruturas antigas, visando à adaptação.

As pessoas estão em constante processo de equilíbrio biológico que é alcançado pela adaptação, por meio de assimilação e que está acompanhado de acomodação, sendo processos dinâmicos.

Esquema

As crianças quando nascem são dotadas apenas de reflexos., herdando elementos que faz com que possa agir frente ao ambiente, ela passa a formar estruturas mentais para organizar as sensações desconhecidas, isto é esquema.

Esquema = unidade estrutural básica de pensamento ou ação que se muda ou se adapta, sendo tanto uma sequência de ações como imagem interiorizada sobre algo, ou estratégias mentais que se utiliza para solução de problemas.

Equilíbrio

Processo de organização das estruturas cognitivas num sistema coerente, interdependente, que possibilita para o indivíduo adaptação à realidade. O primeiro processo de equilíbrio do ser é na formação dos esquemas sensoriais motores que permite uma organização. Cada faixa etária tem um tipo de aquisição mental e organização, conforme o vai amadurecendo vai construindo sua inteligência. Para Piaget, a criança é o agente que construirá seu desenvolvimento, mesmo havendo a questão da maturação biológica.

• Período Sensório - motor (0 – 24 meses)

Nascimento da inteligência, como a capacidade de adaptação psicologia ao meio e comportamento feito intencionalmente, variando a forma de agir e se comportar. Ocorre uma evolução gradual de atos reflexos para comportamentos complexos e voluntários. O bebê tem padrões de comportamento que ao vir se adaptando ao meio a repetição e ações do lugar as invenções e as criações de modo adaptativo, que organiza as experiencias. Sua relação com o mundo, neste período, é por meio de ações sensações e percepções, sua inteligência é pratica ou sensório-motora que torna capaz a manipulação de objeto, aquisição de habilidades. O pensamento deriva da ação. Logo. A criança apresenta comportamento intencionais, inteligentes, capazes de encadear um ou mais ações para se chegar a um fim.

o Estágio 1 (0 – 1 mês): exercícios dos reflexos

É a partir dos reflexos que se desenvolvem comportamentos mais complexos.

O modo como a bebê mama na primeira vez e depois de uma semana, é diferente e aprimorado – Assimilação Funcional.

O bebê começa a imitar que está mamando – Assimilação Generalizada.

Quando a criança distingue os estímulos – Assimilação Recognitiva

o Estágio 2 (1 – 4 meses): adaptações adquiridas e a reação circular primária

Transformação de comportamento, reflexos condicionados. Coordenação para colocar a mão na boca sem estímulo para que isso ocorra – Adaptação adquirida. Assim que essa nova aquisição passa a se repetir – Reação Circular: possibilita a incorporação cada vez maior dos dados do ambiente consolidando o conjunto sensório-motor.

o Estágio 3 (4 – 8 meses): as reações secundarias e os processos destinados a fazer durar os espetáculos interessantes

Transição entre os atos pré-inteligentes e os propriamente inteligentes. A criança passa a repetir resultados mais interessantes – Repetição Secundária. Muda seus esquemas para enfrentar as situações novas. Seus atos ocorrem por acaso e depois se dá a repetição de um mesmo resultado. Há um domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com