TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo de Behaviorismo

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.889 Palavras (20 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 20

BEHAVIORISMO I – RESUMO PARA A AVALIAÇÃO FINAL

PASSO 1: Considerações sobre uma abordagem comportamental para a psicologia.

Abordagens: Sistemas teóricos relativamente independentes, que se diferenciam, mas se convergem em direção ao objetivo de lidar com o funcionamento psicológico do ser humano.

Behaviorismo: Monista, externalista, Relacional e Funcionalista. Tem como o objeto de estudo científico do comportamento dos organismos, baseados na pesquisa experimental com animais não humanos.

Apesar das obvias diferenças entre o comportamento de humanos e outros animais, os processos comportamentais básicos que constroem essas diferenças seriam comuns a todos os organismos.

Trata-se de pensar que os processos comportamentais humanos não são a priori necessariamente diferentes dos observados em outros animais.

Darwin: Continuidade evolutiva.

  • Diferentes estruturas orgânicas dos seres vivos modernos, incluindo o homem, foram se diferenciando ao longo da evolução, a partir de estruturas mais simples presentes em ancestrais comuns, a mesma lógica se aplicaria ao funcionamento mental.

Behaviorismo radical (Skinner): É possível estudar de maneira objetiva os efeitos que as consequências tem sobre o comportamento. Boa parte dos comportamentos, por mais complexos que pareçam, pode ser moldada pelas consequências ao longo da vida dos indivíduos a partir de princípios relativamente simples ou suas consequências.

  • Modelo explicativo de seleção pelas consequências.

O behaviorismo tem como objeto de estudo o comportamento humano e não a mente. Isso porque entende-se que a ideia de mente só pode ser inferida, não diretamente observada ou manipulada.

Abordagem monista: Behaviorismo está aqui. Considera que todas as ações do organismo, inclusive pensamentos e sentimentos, são eventos comportamentais e, portanto, eventos físicos, passíveis de estudos nos moldes de uma ciência natural.

  • Externalista ou relacional: Busca explicar eventos comportamentais a partir de eventos ambientais com os quais esses comportamentos se relacionam. O caráter externalista deve-se ao fato de os princípios básicos que guiam o comportamento derivam da identificação de regularidades na relação entre os eventos ambientais e comportamentais observáveis, e ao caráter funcional (quando podemos dizer que uma mudança em um evento ocorre em função de mudanças em outros eventos). EX: Behaviorismo

Abordagem dualista: Divide o organismo em mente e corpo, atribuindo naturezas distintas às diferentes partes e, muitas vezes, atribuindo a causa daquilo que o corpo faz a suposta entidade mental.

  • Mentalismo: Compartilha do pressuposto que ações diretamente observáveis das pessoas seriam regidas por uma entidade interior, não física, que gerencia o comportamento humano, de natureza física. Apresenta explicações circulares. Atribui ao cérebro comportamentos exercidos por todo o corpo, falácia do hominculo. Ex: Psicanálise

Assim, para o analista do comportamento os processos públicos ou privados (pensamentos) possuem a mesma origem e diferem apenas na possibilidade de observação.

Descartes: Mente como algo não-físico, não-material, não-temporal e não-divisível. Como o corpo material que é régio por leis físicas ser comandado por essa entidade?

PASSO 2: A relevância da formação em pesquisa para a prática profissional.

O primeiro objeto de estudo da Psicologia era a consciência e o método eleito é introspecção experimental. A crítica devia-se a falta de replicabilidade dos resultados produzidos.

Watson propôs como principais objetivos da Psicologia a previsão e o controle do comportamento. O comportamento observável seria objeto de investigação a partir do método experimental.

O behaviorismo é a filosofia da ciência do comportamento e análise do comportamento é a ciência do comportamento.

As críticas que intitulam behaviorismo como mecanicista simples estão utilizando de forma inadequada esses adjetivos uma vez que os atribuir ao sistema de Skinner é um erro pois isso refere-se a concepção de behaviorismo ultrapassados, que hoje apresentam apenas interesse histórico.

Skinner critica o operacionismo para desenvolvimento da ciência do comportamento, sobretudo sobre o entendimento de conceitos psicológicos, pois ele entende que conceitos são comportamentos verbais do cientista ou de quem mais usa.

Skinner utilizou para exemplificar seleção pelas consequências o método de Darwin da seleção natural.

Por meio do condicionamento respondente, respostas preparadas previamente pela seleção natural poderiam ficar sobre o controle de novos estímulos. Por meio do condicionamento operante, novas respostas poderiam ser ou não reforçadas por eventos que imediatamente a seguissem.

Para Skinner o surgimento da linguagem possibilitou o aparecimento de ambientes sociais cada vez mais complexos, ou seja, tornou-se possível o rápido desenvolvimento da Cultura.

Para a Psicologia apesar da hereditariedade ser importante, por vezes, acaba ganhando uma importância maior do que aqui realmente tem, quando na verdade deveria se dar mais importância a aprendizagem.

Skinner aponta causas naturais como causas equivocadas porque são partes do comportamento e não explicam o comportamento, e apresenta causas internas psíquicas e internas conceituais como explicações equivocadas, porque são circulares e não explicam, só repetem a mesma coisa. Ele apresenta o erro da explicação a partir dos agentes internos, como consciência, mente, eu, ou selfie, por ser uma explicação incompleta.

As explicações para aquilo que as pessoas fazem, falam, pensam ou sentem, deve ser buscado na história da interação com o ambiente, sobretudo com a interação entre as pessoas.

É equivocado interpretar que o homem é um ser passivo, pois o homem age no mundo, e o que ele faz modifica o mundo, e essas modificações de mundo irão modificar novamente seu comportamento, assim o homem é ativo em seu mundo.

O que distingue o conhecimento científico dos demais conhecimentos é o fato de que um conhecimento metodologicamente o testado com dados e não apenas as posições intuições ou ideias. Assim o que o distingue é a maneira como é produzido e o método utilizado para produzir.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (180.6 Kb)   docx (160.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com