TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Abordagem Behaviorismo e Gestalt terapia

Por:   •  22/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  595 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo: Abordagem Behaviorismo e Gestalt terapia

Podemos compreender por abordagens o direcionador do psicólogo, ou seja, seu método para compreender o homem (seu objeto de estudo) e interpretar as problemáticas do comportamento, emoções, ações, pensamentos, memórias, mente, medo etc. apresentadas por cada indivíduo. A seguir serão apresentados resumos com pontos chaves para melhor compreensão de duas abordagens: Behaviorismo e Gestalt Terapia

1 - Behaviorismo

Behaviorismo também conhecido por Teoria comportamental é uma abordagem que tem como foco de estudo o comportamento. Possuindo mais de uma teoria para sua compreensão: behaviorismo metodológico e behaviorismo radical.

Behaviorismo metodológico ou clássico foi fundado por John B. Watson com base nos estudos de Pavlov e do seu experimento que comprovou que com o estímulo externo, no caso som do sino, provocava salivação do cachorro, pois o lembrava a chegada da sua refeição, assim surgiu a compreensão do estímulo, resposta. Essa teoria não considera para sua estudo a influência do inconsciente e subjetivo para o comportamento humano, assim, se opondo a psicanálise. Acreditava-se que o comportamento é influenciado pelo ambiente. Sendo previsível e ajustável, por meio de estímulos.  Sua base de estudo era a observação, ou seja, todo comportamento observável, focando algo mais palpável e fácil de mensurar: o que eu vejo.

Behaviorismo radical surgiu com o estudioso psicólogo Burrhus Frederic Skinner, ao qual, considerava que o comportamento observável não poderia ter um padrão e resposta genérica, ou seja, igual para todos. Cada indivíduo tem sua particularidade e individualidade e diante estímulos e recompensas, seu comportamento muda. Assim, a partir do seu experimento conhecido como “Caixa de Skinner” aplicado com um rato, foi possível identificar que um comportamento reforçado pelo ambiente (situação, pessoa, instituição, órgão, país etc.) o mesmo continuava a ter e/ou fazer, mas quando um comportamento recebe punições a probabilidade de continuar fazendo diminuiria. 

Uma das diferenças entre as duas abordagens é que Skinner considerava os pensamentos e emoções, porém o compreendia como comportamento, não algo diferente disso e Watson não o considerava em seus estudos. 

A influência do behaviorismo está presente em nossa atualidade desde sempre. Hoje, por exemplo, podemos nota-los no sistema de premiações dentro das organizações, como forma de estímulos, empoderamento e motivação.

2 – Gestalt terapia

Foi desenvolvida pelo médico Frederick Perls, juntamente com outros estudiosos como Laura Perls (sua esposa) e Paul Goodman  meado de 1940 a 1950. O presente, a conscientização e responsabilidade são ideias chaves que norteia as práticas da abordagem. Conhecida como abordagem do aqui e agora, se concentra no momento presente, eliminando trabalhar com a cura do passado, mas sim com análise da influência do passado no seu presente, visto que, apenas o presente que pode ser mudado. Trabalha a conscientização do paciente aos seus atos, trazendo o cliente como peça fundamental para seu desenvolvimento e crescimento, na perspectiva de apenas aquilo que é aceito poderá ser mudado. A responsabilidade está ligada a consciência e resultará na percepção de responsabilidade dos seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com