TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Behaviorismo E Psicologia Cognitiva

Artigos Científicos: Resumo Behaviorismo E Psicologia Cognitiva. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

Condicionamento Clássico

A partir da observação realizada em experimentos com animais, Pavlov, descreve: Em uma situação incondicionada, um cachorro apresenta salivação quando um alimento é exposto a ele. Depois, associa-se o alimento a um estímulo neutro, como por exemplo o som de um sino, a resposta obtida é a salivação. Repete-se o experimento diversas vezes. Em um novo experimento, o animal salivará ao ser apresentado apenas pelo estímulo condicionado (som do sino), nesse momento, podemos dizer que o comportamento está condicionado.

Condicionamento Operante

Skinner, a partir do seu experimento conhecido como “caixa de Skinner”: Um rato era colocado dentro dessa caixa, que tinha uma alavanca em seu interior. Toda vez que o rato pressionava a alavanca, o animal recebia comida. Com uma certa frequência, o rato aprendia que a comida surgiria sempre que apertasse a alavanca, e começava a pressionar de propósito para ganhar o alimento. Então, toda vez que o rato pressionava a alavanca era oferecido um premio, o estimulando a repetir (reforço positivo). A partir disso, Skinner colocou uma grade elétrica que dava um choque quando ativada. Toda vez que o rato ativasse a grade, era dado um choque, seguido desse estímulo, os ratos começaram a evitar de encostar na grade, até não encostar mais (reforço negativo).

Antecedentes Behaviorista

Podemos considerar que o funcionalismo nos EUA foi uma condição importante para a emergência do Behaviorista como sistema psicológico. Todavia, outros antecedentes também marcaram como o Pragmatismo, Darwinismo, Conexionismo de Thorndike e Reflexologia Russa.

Pressupostos e características de Watson

Watson rejeita a ideia de consciência, mente e tudo o que é metafísico. Para ele o comportamento é resultado de aprendizagem e que pode ser controlado. O comportamento é aquilo que é observável, visível e material, e compreendido através da observação direta das reações.

Comportamento – Watson

Toda e qualquer resposta observável de um organismo a um determinado estímulo. Para ele comportamento é compreendido através da observação direta das reações.

Lei do exercício e Lei do Efeito – Thorndike

Lei do efeito: A resposta a uma situação traz um resultado satisfatório apresenta mais probabilidade de ocorrer novamente no futuro, e por outro lado, uma reação que traz um resultado insatisfatório tem a probabilidade menor de ser repetida. Para ele, a aprendizagem se dá por ensaios e erros, e aprender é estabelecer uma conexão entre a situação problema e a resposta adaptada.

Lei do exercício: Repetição da situação problema que é determinante na resposta adaptada. A partir da repetição, é fortalecido a conexão entre E-R.

Características importantes do Behaviorismo de Skinner

Skinner não discordava que se podia estimular uma resposta condicionada com repetição, mas considerava esse um caso especifico, que incluía um estímulo condicionador. Para ele, as consequências eram mais importantes para a formação do comportamento. Para ele, o comportamento é aprendido a partir das ações.

Comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com