TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sartre e a Liberdade

Por:   •  27/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 3

ESCOLA ESTADUAL PARIGOT DE SOUZA

SOCIOLOGIA

BEATRIZ BERGAMO DE MIRANDA

TRABALHO DE SOCIOLOGIA: PRECONCEITO

        

MANDAGUAÇU

2023

  1. INTRODUÇÃO

A palavra preconceito é a junção do prefixo "pré" e do sufixo "conceito", ou seja, é uma significação que o ser humano dá a outro antes de conhece-lo de fato e na maioria das vezes esse julgamento vem de alguma característica do individuo como seu sexo, raça, cor, gênero, origem, etc.

Esses preconceitos se distinguem devido as características dos indivíduos, por exemplo, preconceito contra uma pessoa negra é o racismo, contra uma pessoa homossexual é lgbtfobia, contra uma mulher/homem é sexismo. E o objetivo desse trabalho é falar um pouco sobre esses preconceitos.

  1. Desenvolvimento

Como supracitado, o preconceito é uma visão sobre outro ser humano baseado em alguma característica do mesmo, como se as características de uma pessoa definissem o seu caráter/personalidade. Tendo isso em vista, vamos falar um pouco sobre os diferentes tipos de preconceitos.

O primeiro tipo de preconceito que vamos falar é sobre o racismo, preconceito baseado na raça de uma pessoa. Esse preconceito ocorre contra pessoas negras, por exemplo. Ele se origina de uma cultura de opressão existente na época da escravidão, aonde os negros não eram considerados seres humanos, pois não tinham direitos, portanto eram objetos. E infelizmente, essa visão ainda existe nos tempos de hoje e é classificada como racismo.

O próximo preconceito que vamos citar é o preconceito contra as pessoas que não se consideram heterossexuais, ou seja, pessoas transsexuais, homossexuais, pansexuais, bissexuais, entre outras. Esse preconceito é a lgbtfobia e tem origem do judaísmo cristão que diz que o "certo" é o casal heterossexual (homem, mulher e filho), sendo que o próprio Jesus (filho da autoridade divina do livro judaico cristão "Bíblia") diz que devemos amar a todos independente de qualquer característica do próximo, além disso, o mesmo ainda ressalta que nenhum ser humano é digno de fazer qualquer tipo de julgamento, pois todos somos "pecadores" (termo utilizado pelos cristões para definir o ser humano falho e imperfeito).

Por fim, vamos falar sobre o sexismo, preconceito baseado no gênero do indivíduo. Na grande maioria das vezes esse preconceito ocorre contra a mulher, isso pois vivemos em uma sociedade machista aonde a mulher é a princesa delicada e frágil que precisa de um príncipe encantado para resgata-la, mas não é assim, as mulheres são fortes, independentes e principalmente, são e fazem o que elas quiserem. No entanto, esse preconceito também pode acontecer contra o homem pelo mesmo motivo, a sociedade machista em que vivemos, pois, essa mesma sociedade que desmerece a mulher, cobra muito do homem, fazendo com que o homem tenha que ser "durão, insensível e macho" e não, os homens não precisam ser assim, pois os sentimentos devem ser sentidos por todos os seres humanos.

  1. Conclusão

Sendo assim, vemos que independente do preconceito, todos eles têm o mesmo princípio, um ser humano que se sente tão vazio que possui a necessidade de diminuir o outro e utiliza o preconceito como armadura para esconder suas imperfeições.

Mas a diversidade é o que torna cada ser humano único, e ela tem que ser incentivada e não criticada. A raça, gênero ou sexo não define sua personalidade e nenhum ser humano merece ser julgado por isso.

refêrencias

PORFÍRIO, Francisco. O que é preconceito?. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/o-que-e-sociologia/o-que-e-preconceito.htm. Acesso em 16 de março de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com