TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ser Humano

Seminário: O Ser Humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2014  •  Seminário  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 3

O Ser Humano

Ponto de Partida

Leia, reflita e interprete a seguinte afirmação:

“Todas as sociedades humanas, da Pré-História aos dias atuais, possuem uma cultura. E cada cultura tem seus próprios valores e sua própria verdade” (COTRIM, 2006, p. 17).

Esta afirmação de Gilberto Cotrim reflete sobre a existência humana e convivência social no que se refere ao conceito de cultura. A vida cotidiana de cada pessoa tem relação com o universo cultural do qual ela participa. E o indivíduo, mesmo não dando conta disso, não existe fora do mundo cultural e social, ou seja, a cultura é transmitida de geração à geração pela aprendizagem. É uma criação coletiva dos grupos humanos ao longo do tempo e também uma criação diária e constante no grupo em que vive. A cultura abrange um conjunto de conceitos, valores e atitudes que modelam uma comunidade, sendo que existe uma diversidade deles, cada um com sua marca cultural.

Questão 1:

Reflita sobre o conceito de cultura e justifique a seguinte afirmação:

“Cada pessoa é, em grande medida, a criação diária e constante da cultura em que vive” (COTRIM, 2006, p. 17).

Resp: Esta afirmação do autor é importante e bastante ilustrativa a respeito do conceito de cultura, pois, para antropólogos, sociólogos e filósofos, a cultura é um conceito amplo que abarca o “modo de ser” de um grupo social. São conceitos, símbolos, valores e atitudes que modelam uma sociedade, envolvendo o que é pensado, feito e se tem como membro de um grupo social. Neste sentido, todas as sociedades humanas, desde a Pré-História, possuem seu próprio modo de ser, seus valores sociais e padrões próprios de comportamento. Se, por um lado, a cultura é uma criação coletiva, por outro, cada pessoa também é uma criação diária e constante da cultura em que vive.

Questão 2:

Dê exemplos da cultura brasileira que possam demonstrar como ela é distinta e abarca muitas particularidades.

Resp 2: A cultura brasileira é muito rica e abarca diversos grupos sociais e culturas distintas. É possível indicar a culinária brasileira (como a feijoada, o arroz e o feijão), danças típicas das diferentes regiões do país (como a catira, o xote, a lambada, o hip-hop), as várias religiões que existem no Brasil (como a umbanda, as religiões evangélicas).

Questão 3: O trabalho consiste em uma atividade tipicamente humana e faz parte da vida social. Qual a perspectiva de Karl Marx sobre o trabalho?

Resp 3: Karl Marx analisa o trabalho por um viés negativo que veio a se estabelecer nas sociedades capitalistas. Para o autor, a suposta liberdade do trabalhador assalariado é abalada quando, sem outra opção para sobreviver, este é obrigado a vender sua força de trabalho para quem detém os meios de produção – a burguesia.

Questão 4: Explique o que é o processo de alienação.

Resp 4: A palavra alienação designa o processo pelo qual os indivíduos colocam suas potencialidades nos objetos por ele criados. Seria uma exteriorização da criatividade humana, de sua capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com