TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Construtivismo

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA[pic 1]

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

KAREN DA SILVA — RA C34IJB-5

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Marquês – São Paulo

Sala: 550

2015


UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

KAREN DA SILVA — RA C34IJB-5

PROVAS OPERATÓRIAS

Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Construtivista sob orientação do Prof. Mário Monteiro com pré-requisito para obtenção da nota do grupo 2º e 3º semestre/2015.

Marquês – São Paulo

Sala: 550

2015[pic 2]


SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................................4

aplicação das provas........................................................................................5

ANÁLISE DAS PROVAS APLICADAS........................................................................7

CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................8[pic 3]

BIBLIOGRÁFIA............................................................................................................9

ANEXOS


INTRODUÇãO

O desenvolvimento humano, segundo Piaget, é orientado por dois princípios básicos, sendo eles: organização e a adaptação. Seguindo essa idéia, afirma que as crianças organizam a sua experiência em estruturas cognitivas, como a operação, uma manipulação de ideias que pode ser realizada de forma reversível. Isto permite que, perante novas experiências resultantes da interação com o meio, adote essas mesmas estruturas. Nesse processo de adaptação, existem dois conceitos fundamentais para a sua ocorrência, a assimilação e a acomodação. A assimilação envolve os esforços de cada indivíduo para se relacionar com o ambiente, fazendo com que ele se ajuste às estruturas já presentes no organismo. A acomodação complementa a assimilação, ocorrendo quando as qualidades do ambiente não se ajustam com os conceitos já existentes. Graças à acomodação, os conceitos são alterados em resposta às exigências ambientais.
Foram apresentadas para duas crianças, uma na idade de 5 e a outra de 7 anos, as provas Piagetianas de conservação de massa e de liquido.

Conservação é definida por Piaget como a capacidade de perceber que apesar das variações de forma ou disposição espacial, uma quantidade ou valor não muda se dele não se subtrai ou adiciona algo. Na criança esta noção é construída entre 7 e 12 anos no estádio das operações concretas. A partir dos 6 e 7 anos começa a conseguir conservar números, comprimento e quantidade de líquido. Em seguida vem a conservação de substância (7 e 8 anos), área (9 e 10 anos), e volume (11 e 12 anos).

Por tanto no presente trabalho, foram aplicadas provas de conservação de massa e liquido, para obtenção de análise, correlacionando a prática e o conteúdo apresentado em aula.


.


aplicação das provas

Criança de 5 anos:

 Primeira prova, conservação de massa

- Foi utilizado massa de modelar na cor vermelha.

- Foram feitas duas bolinhas de tamanhos iguais na frente da criança e em seguida foi transformada uma das bolinhas em salsicha, perguntamos qual delas tinha mais massinha, se era na bolinha ou na salsicha. 

Em primeiro momento ela disse que não sabia, depois disse que achava que na salsicha teria mais massa pois era mais comprida.

 
Segunda prova, conservação de liquido

- Pegamos dois copos compridos de tamanhos iguais e uma taça larga, colocamos a mesma quantidade de água nos dois copos.

- Foi passado a água de um dos copos para a taça, perguntamos onde tinha mais água.

A criança disse primeiro que não sabia, oscilando respondia hora no copo, hora na taça. Mas por fim disse que era no copo que tinha mais água porque ele era maior.

Criança de 7 anos

 Primeira prova, conservação de massa

- Foi utilizado massa de modelar na cor vermelha.

- Foram feitas duas bolinhas de tamanhos iguais na frente da criança e em seguida transformamos uma das bolinhas em salsicha, e questionamos à criança qual delas tinha mais massinha: se era na bolinha ou na salsicha. 

Primeiro ela respondeu que era na bolinha, depois nos disse que era a mesma quantidade porque tínhamos usado uma das bolinhas para fazer a salsicha.
Nesta fase quando afastamos os as bolinhas a criança tem a percepção mais apurada de tamanho do que quantidade.
 As respostas não têm justificativas completas, mudando conforme as aplicações de cada prova. 

 Segunda prova, conservação de liquido

- Pegamos dois copos compridos de tamanhos iguais e uma taça larga, colocamos a mesma quantidade de água nos dois copos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com