TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Construtivismo

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.322 Palavras (6 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 6

UNIP

UNIVERSIDADE PAULISTA

ALINE DONIZETE GONÇALVES

ELOISA JUSTINO

MARIA DE FATIMA

MARIANA BUENO

NATÁLIA CRISTINA CELESTINO

SARA DA SILVA

C198072

SÃO JOSÉ DO RIO PARDO

2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo analisar as fases do desenvolvimento infantil através do grafismo de crianças de faixa etárias entre 02 e 12 anos de acordo com teorias do desenvolvimento infantil.

Para Piaget através do desenho infantil surge no sinal do estádio sensório-motor, caracterizando se pela capacidade cognitiva da representação do seu pensamento, onde o meio que utiliza para se expressar pode ser a linguagem, o jogo simbólico, a imitação, a imagem mental e o desenho. Neste a criança retrata mais do que ela sabe do que o que ela vê, pois ao desenhar ela elabora conceitualmente detalhes e objetos da sua realidade. Daí a importância de se estudar o processo de construção do desenho. Baseado na teoria Piagetiana, Viktor Lowenfeld, relata em seus estudos que há uma transformação no grafismo infantil que inicia na infância e vai até a adolescência, percorrendo sucessivas fases de desenvolvimento. São elas: Garatujas (2 aos 4 anos); Pré-Esquemática (4 aos 7 anos); Esquemática (7 aos 9 anos); Realismo (9 aos 12 anos).

 

Aluna: Natalia Cristina Celestino

Criança: E.A.C

Idade: 12 Anos

Escola: Pública

Assim que soube da tarefa, imediatamente, correu para o quarto e começou o desenho que levou vários dias para ser finalizado. Durante o processo ela não permitiu que eu o visse. Me surpreendeu com sua descrição precisa e traços bem feitos. Segundo ela o desenho era a representação do meu futuro como Psicóloga, já em um consultório com paciente.

De acordo com as fases do desenvolvimento infantil, ela se encontra no Estágio do Realismo (dos 09 aos 12 anos) em que a criança começa a desenvolver a consciência a seu respeito e deixa de lado o simbolismo tipicamente infantil. É também a etapa em que surge a autocrítica, as crianças nesta fase, assim como a colaboradora, não se sentem a vontade em expor suas ideias aos adultos. É a fase em que a maioria para de desenhar.

Aluna: Eloisa Justino

Criança: Arthur Ferreira Justino

Idade: 2 anos

Escola Pública

Em um espaço amplo e arejado foi entregue a criança uma folha de papel em branco, e alguns lápis de colorir. Sem interferir na sua criatividade, foi pedido que desenhasse o que quisesse.

Assim a criança começou o desenho sem formas, organização, e rabiscos desordenados Arthur ocupava toda a folha. Após o desenho pronto começou a descrever cada detalhe, disse que havia desenhado um trator ‘’ bem grande’’ e que depois havia pintado e traçado o caminho do trator. Arthur movimentava o corpo todo.

Apesar de que pra quem observa é impossível reconhecer uma imagem nítida, percebemos que para a criança aqueles rabiscos desordenados, tem um significado.

Concluindo então que segundo as etapas do desenvolvimento estudadas por Lowenfeld baseadas nas teorias Piagetiana, a criança encontra-se no ‘’Estádio da Garatuja’’ onde os rabiscos são desordenados, ao acaso, não há organização e controle do traçado, e a criança explora todo o seu corpo e espaço.


Aluna: Aline Donizete Gonçalves

Criança: B

Idade: 5 anos

Escola Particular

De acordo com a matéria discutida em sala de aula, a criança se encontra, segundo Piaget, no Estágio pré-operatório, que vai dos 02 aos 07 anos. Sendo essa uma das fases em que as crianças reproduzem imagens mentais, fazem uso do pensamento intuitivo que se expressa em uma linguagem comunicativa, ainda são egocêntricas – com o pensamento centrado nelas mesmas. Considerada como a Primeira Infância, essa fase é responsável pela consolidação dos sentimentos interindividuais, em que existe a troca de signos verbais. É também nessa fase que há a aparição de sentimentos normativos – relação adulto e criança. Surge o respeito unilateral, representado principalmente pela afeição e temor, em que as crianças começam a diferenciar o que é certo e errado. Estabelecem um pensamento intuitivo, vinculam sujeito ao objeto, com isso regulam a energia e formam um sistema de valores.

O trabalho foi desenvolvido na casa da menina, em seu quarto todo decorado e com muitos brinquedos, em uma mesa relativa ao seu tamanho. Foi lhe entregue folhas e lápis. No primeiro desenho realizado, pude perceber que a B. possui organização, pois iniciou o desenho com lápis de escrever para depois colorir. Como sugeri que desenhasse o que viesse em sua cabeça, ela usou da minha presença e disse que iria nos desenhar em um jardim com flores, com o sol e o céu. Com isso encontramos dentro do seu estágio a Inteligência Representativa, em que a criança está apta a representar objetos e eventos. A menina já possui conhecimento de formas e reconhece a cor de cada objeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (90.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com