TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trípli Contingente

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

        

        

[pic 1]

TRÍPLICE CONTINGÊNCIA

São José do Rio Preto - SP

2018

O que é tríplice contingência? Dê um exemplo.

 Análise do comportamento procura sempre pelas relações funcionais entre os eventos e os comportamentos, então fora desenvolvida uma das melhores ferramentas  adequada para estabelecer e explicar essas relações, conhecida como Análise Funcional.

        Análise Funcional é compreendida através da explicação que o comportamento acontece porque é funcional (função), ou seja, está ligado com o valor da sua utilidade biológica (função de sobrevivência e o valor adaptativo dos indivíduos). Para conseguir fazer uma análise funcional precisa-se estabelecer relações entre a ocasião em que a resposta ocorre (antecedente-Sd), a resposta (R) e as consequências (Sr+) que essa reposta produz, e através dessas interdependências entre os antecedentes, a resposta e as consequências de um determinado comportamento que é conhecida como Tríplice Contingência. A análise funcional é concretizada com a utilização as contingências de reforçamento que estão sendo exercidas em um comportamento, por isso, que com essa ferramenta o terapeuta consegue descrever quais são os determinados comportamentos e reforçamentos que deverão ser alterados para conseguir uma melhora para o cliente.

        Para melhor compreensão, abaixo demonstraremos com um exemplo dessa intervenção. Primeiro precisamos entender como montar o esquema da tríplice contingência: Sd + R + Sr+.

[pic 2]

        Exemplo do caso: Pegaremos o exemplo da nossa paciente A.C.S. na clínica. Ela namorava um rapaz e praticamente moravam juntos. A.C.S relatou que ela discutia repetidas vezes com ele, porque ela pedia para ele lavar a louça e ele não fazia, pois a A.C.S chegava em casa, via a louça suja na pia e brigava com ele, mas ela sempre ia lavar. Primeiro analisamos o comportamento com o Sd (estímulos antecedentes): Ela pedir para ele lavar a louça todos os dias antes de sair para trabalhar. Resposta do comportamento: não lavar a louça, a consequência (Sr+): ela chega em casa e a louça suja estar lá no mesmo lugar, ela briga com ele, porém vai lá e lava. E isso acontece todas as vezes que ela pede pra ele fazer essa tarefa e sempre a consequência, é ela chegar em casa e lavar, pois o mesmo não o faz.

        Se o namorado não lavar a louca, então sua namorada chegará em casa, fica incomodada e brava com a situação, e mesmo assim vai lavar a louça, e com isso, ela o reforça positivamente, pois ele pensa: Se eu não lavar a louça, ela vai chegar e discutir comigo, porém vai lavar a louça. A paciente A.C.S discuti, diz coisas ruins para o companheiro, porém ela continua fazendo e infelizmente toda essa discussão não levará a lugar nenhum, pois no fundo ela que foi reforçando com o tempo esse comportamento do parceiro, porque toda vez ele não faz e ela faz, então pra ele talvez não tenha algum motivo bom para que ele lave a louça.

        A.C.S precisa parar de reforçá-lo positivamente, para isso a mesma precisa parar de lavar a louça, o namorado precisava compreender que não ia ser dessa maneira, que ele precisa lavar a louça para ajudar em casa. Portanto, A.C.S não pode chegar em casa e lavar a louça, mas sim ficar brava e não fazer nada para organizar isso, precisa falar que se ele não fizer, ela também não fará, pois os dois precisam colaborar nas atividades diárias da casa, e com o tempo ele vai entender que se ele não fazer, ela também não fará, e que essa tarefa foi designada para ele, sendo assim, condicionado novamente para fazer de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com