TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso dos Testes e Psicometria nas Organizações

Por:   •  10/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.908 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

O uso dos testes e psicometria nas organizações

DEFINIÇÕES

Testes psicológicos

Conforme o parágrafo 1° do art. 13 da lei 4.119/62. (Resolução CFP 002/2003), testes psicológicos são instrumentos de avaliação psicológica, devidamente validados. Podem incluir características individuais, como: inteligência, personalidade, habilidades, atenção, entre outros, e tem como objetivo identificar e avaliar características individuais importantes para o perfil que se quer contratar. Podem ser aplicados individualmente ou em grupo, de acordo com as orientações de cada teste.

Psicometria

Pasquali (2009) afirma que, todo o processo de criação e validação de instrumentos de avaliação psicológica é chamado de Psicometria. A Psicometria é o ramo da psicologia que se orienta à medição dos processos psíquicos. Para isso, desenvolve estudos que permitem atribuir um número aos seus resultados, possibilitando comparar as características psicológicas de diferentes pessoas de forma objetiva. Pode-se dizer que, através da Psicometria, é dado um valor a um atributo psíquico de um indivíduo, revelado através da avaliação em questão. Esse número permite ao especialista realizar comparações objetivas com outros resultados e mesmo com os valores médios.

ORIGEM DOS TESTES PSICOLÓGICOS

A aplicação de testes psicológicos, durante o recrutamento e seleção de pessoal, são uma pratica comum no ambiente corporativo, pois é necessário entender o perfil de cada candidato indo além de uma análise curricular.

Segundo Carvalho (2018) os testes psicológicos vêm sendo utilizados desde meados do século 11 A.C., quando o governo chinês usava uma série de testes para avaliar seu pessoal, porem começou a ser usado como forma de avaliação a candidatos com o psicólogo Hugo Munsterberg em 1913, na Universidade de Harvard.

Atualmente, esses testes são realizados durante as entrevistas e dinâmicas, e ajudam os recrutadores a identificar pontos que não puderam ser identificados anteriormente. Dessa forma, os testes ajudam a escolher o candidato mais coerente para a vaga e que não destoe da cultura organizacional da sua empresa.

O USO DOS TESTES PSICOLÓGICOS NO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

Pedroso (2013), nos traz que, as organizações buscam de forma mais precisa indivíduos que agreguem mais valor no ambiente de trabalho. Por tanto, é fundamental que os processos seletivos sejam cada vez mais precisos e conduzidos de modo eficaz. Uma das ferramentas que têm sido utilizadas para aumentar a produtividade no momento da seleção, são os testes psicológicos, que podem contribuir para o levantamento mais preciso do perfil dos candidatos.

É importante frisar que Pedroso (2013) afirma que, o recrutamento e seleção trabalham juntos, além de serem complementares, porem buscam diferentes resultados. O recrutamento tem como objetivo abastecer o processo de seleção de candidatos, os quais concorrerão a vaga em aberto, enquanto a seleção tem o intuito de escolher dentre os candidatos recrutados o candidato que melhor se encaixa ao perfil estipulado.

Sendo assim, Carvalho (2018), diz que a parte mais prática na hora de um recrutamento é identificar as competências técnicas de um candidato. No currículo, o candidato vai selecionar toda a experiência profissional, além de mostrar todas as etapas que viveu para chegar até aquele momento. Assim vemos a necessidade da aplicação dos testes, porque desta forma, segundo Pedroso (2013), a aplicação dos testes no processo seletivo permite ao aplicador mensurar os atributos dos candidatos como personalidade, interesses, habilidades cognitivas e motoras, além de avaliar conhecimentos específicos, certas habilidades exigidas para cargos especiais.

Sendo assim, podemos afirmar que, a testagem psicológica possibilita a tomada de decisão em relação à direcionamentos na carreira de um indivíduo, desta forma, Heike (2018) diz que, a psicometria também está iligada na construção de perfis adequados para determinados cargos ou funções, onde busca delinear quais são as características restritivas e preditoras para o melhor desempenho em seu exercício.

TESTES PSICOLÓGICOS

Conforme o Art.2º da Resolução CFP nº 009/2018, na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional da psicóloga e do psicólogo (fontes fundamentais de informação), podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares (fontes complementares de informação), sendo que estes testes devem contar na lista do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), como testes favoráveis.

Assim, Carvalho (2018) cita alguns testes de personalidade usados durante a avaliação.

IFP – INVENTÁRIO FATORIAL DE PERSONALIDADE

Seu objetivo é avaliar o candidato em 15 necessidades ou motivos psicológicos sendo elas: assistência, dominância, ordem, denegação, intracepção, desempenho, exibição, afago, mudança, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação. É um dos testes mais usados e mais completos. Afinal, você possui uma visão 360 graus de diversos aspectos do candidato.

AC – ATENÇÃO CONCENTRADA

Seu objetivo é avaliar a capacidade que o candidato tem de manter a sua concentração no trabalho e o período. O candidato recebe uma folha com vários triângulos em tamanhos diferentes e precisa identificar marcas e linhas que a ocupam. Pode ser aplicado individualmente ou em grupo.

É usado, principalmente, para profissionais que precisam de um foco maior ou quando o seu funcionário apresenta alguma dificuldade de concentração. Desse modo, você pode descobrir se é falta de estimulo do trabalho ou apenas uma capacidade reduzida de concentração.

TESTE QUATI

No Questionário de Avaliação Tipológica, o objetivo é avaliar a personalidade do candidato. São aplicadas seis situações, com 15 afirmativas, onde é possível identificar se o profissional é introvertido ou extrovertido, se a tomada de decisões é baseada na razão ou emoção, entre outros aspectos.

BPR — BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO

Esse teste avalia a capacidade do candidato no pensamento lógico. É recomendado para candidatos a cargos de gerência e diretoria, em que há a necessidade de encontrar soluções para os problemas rapidamente e de forma lógica. O teste ajuda também a identificar orientações vocacionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (189.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com