TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Uso De Testes Projetivos, Com Enfoque No Teste De Rorschach, Na Avaliação Psicológica Para Porte De Armas De Fogo.

Por:   •  6/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.204 Palavras (17 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA TEORIAS DA PERSONALIDADE I

TEMA: O USO DE TESTES PROJETIVOS, COM ENFOQUE NO TESTE DE RORSCHACH, NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA PORTE DE ARMAS DE FOGO.

Orientador: Prof. Dr. Diogo de Lima e Calazans

3º SEMESTRE DE 2023 UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO

SÃO PAULO - 2023

AUGUSTO CARLOS LAURENTINO RGM 1502474 BIANCA BARROS DOS SANTOS RGM 1729844771

BRUNA CAROLINA RODRIGUES NASCIMENTO RGM 30343836 GABRIELA FINOTTI RIBEIRO RGM 32112785

GUILHERME GOMES DE ALMEIDA RGM 29111234 ISABELLA LAURA TANAN AMORIM RGM 33348561 KAWESLANE DA SILVA DE SÁ RGM 1729326257 LARISSA NOVAES DE ALMEIDA RGM 31475531 LAURA DE BRITO SANCHES RGM 29980925 LINDSAY CRISTINA TORCHIO RGM 31505171 YASMIN CAVALCANTE FESTA RGM 29934133

CURSO SUPERIOR DE PSICOLOGIA

Teorias da Personalidade I

TEMA: O USO DE TESTES PROJETIVOS, COM ENFOQUE NO TESTE DE RORSCHACH, NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA PORTE DE ARMAS DE FOGO.

Trabalho que compõe pesquisa e exposição do tema: O uso de testes projetivos, com enfoque no teste de rorschach, na avaliação psicológica para porte de armas de fogo., apresentado como parte integrante das avaliações do semestre, da disciplina de Teorias da Personalidade I, no 3º semestre do curso de Psicologia, da Universidade Cidade de São Paulo - UNICID

Orientador: Prof. Dr. Diogo de Lima e Calazans

UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO SÃO PAULO - 2023

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Exemplo de pranchas…        14

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. A PERSONALIDADE NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA        6
  3. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA        8
  1. Fundamentos legais…        8
  2. Avaliação Psicológica…        10
  3. Avaliação psicológica para porte de arma…        11
  1. TESTE DE RORSCHACH        12
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        16
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        17
  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre o uso de testes projetivos, com enfoque no teste de Rorschach, na avaliação psicológica para porte de armas de fogo, bem como análise histórica e legislação sobre o assunto. São objetivos deste trabalho evidenciar a importância da avaliação psicológica para determinar se uma pessoa está apta ou não para o porte de arma de fogo; e como o teste Rorschach pode ser utilizado e auxiliar nesta avaliação.

Atualmente, é de suma importância a discussão sobre o porte de arma de fogo, visto que nos últimos anos os índices de violência e casos de homicídio cresceram drasticamente, em contrapartida a partir do ano de 2019 houve uma flexibilização maior, dando mais acesso a população a armas.

A avaliação Psicológica é um meio importante e essencial para determinar se um indivíduo é capaz psicologicamente ou não de portar uma arma de fogo, analisando os seguintes aspectos: personalidade, memória, atenção difusa e concentrada; e entrevista semiestruturada. O profissional psicólogo que realiza essa avaliação precisa estar devidamente credenciado e preparado para tal atividade.

Será apresentado de forma mais abrangente sobre as avaliações psicológicas, com foco no teste de Rorschach neste contexto, como uma pesquisa introdutória, ressaltando aspectos básicos sobre o teste e como ocorre a aplicação e análise do mesmo. Ainda é muito discutido sobre qual seria o melhor teste a ser usado para tal finalidade, e apesar receber críticas quanto a sua validade por dar margem a diversas interpretações acerca do sujeito, Rorschach ainda é amplamente utilizado como um método de teste projetivo.

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte artigos relacionados aos temas, enriquecida com um vídeo e imagem sobre o teste mencionado.

  1. A        PERSONALIDADE        NO        CONTEXTO        DA        AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

O Sistema Nacional de Armas (SINARM, na primeira legislação 9437/1997 tinham decidido que para obter o registro para o porte de arma de fogo era obrigatório a Avaliação Psicológica. A avaliação é feita pelo Centro de Recrutamento assim que os mesmos chegavam em local de aplicação e, posteriormente, pelos oficiais psicólogos, nas unidades de saúde da PMMG. A avaliação é definida como um processo técnico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, que são resultados da relação do paciente com a sociedade. Em média é realizado 30.000 novas solicitações de renovação de porte de arma no brasil por ano, uma demanda mais alta a cada ano.

Não é qualquer profissional de psicologia que pode aplicar os testes psicológicos para aptidão do porte de armas. O profissional precisa ser credenciado ao órgão da polícia federal de sua região, ser graduado em Psicologia, ter 2 anos de experiência em testes, apresentar certidões negativas de débitos e éticos do CRP, certidões negativas da justiça, uma planta do local onde será aplicado o teste e até mesmo medições da mesa.

No Brasil, há leis que falam especificamente sobre a avaliação psicológica necessária para a pessoa que deseja ter uso do porte e manuseio de arma de fogo. Em 1997, foi criada a Lei Federal nº 9.437 que estabeleceu condições para o registro e porte de armamento, definiu crimes e outras situações como os critérios para o porte de arma por civis, assim como o controle e cadastro das armas comercializadas no país. Essa lei tornou obrigatória a avaliação psicológica para o candidato que deseja armar-se. O objetivo era diminuir o número de ocorrências de má utilização dessa arma por pessoas despreparadas. Posteriormente, foi alterada a Lei nº 10.826 (Brasil, 2003) denominada Estatuto do Desarmamento, revogando a Lei anterior, de 1997, propondo o desarmamento do maior número possível de pessoas e criando normas mais rígidas para a concessão do registro de porte de armas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (191.8 Kb)   docx (69.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com