TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de Um artigo sobre o uso de testes psicológicos

Por:   •  29/5/2018  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

Esta resenha foi feita a partir de um artigo, em formato documento eletrônico, intitulado “Instrumentos de avaliação psicológica: uso e parecer de psicólogos”, escrito por Sandra Padilha, psicóloga pela Universidade de Passo Fundo, com mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco e professora titular da Universidade Comunitária Regional de Chapecó; Ana Paula Porto Noronha, doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, docente do Programa de pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e Clarissa Zanchet Fagan, graduanda em Psicologia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (PADILHA; NORONHA; FAGAN, 2007, p. 76)

No artigo, direcionado a estudantes e profissionais da psicologia, Padilha, Noronha e Fagan (2007)  se utilizaram da aplicação de questionários individuais, explicitaram, em tabelas, os dados obtidos e realizaram a análise de conteúdo proposta por Bardin. Assim embasaram suas reflexões sobre as problemáticas acerca dos testes de avaliação psicológica no Brasil e as possíveis soluções para tais empecilhos.

A avaliação psicológica [...] corresponde ao processo de coleta de dados e interpretações de informações, por meio de teorias, métodos e instrumentos psicológicos. Tem por finalidade obter maior conhecimento do indivíduo, do grupo ou situações, a fim de atingir os objetivos definidos e, assim, auxiliar em processos de tomada de decisões. (WECHSLER, 1999).

O artigo é iniciado com a definição e a importância da avaliação psicológica. Em seguida, Padilha, Noronha e Fagan (2007, p. 69) enfatizam a preocupação existente sobre a área e, citando outros autores, fazem uma pequena listagem dos principais problemas observados, tais como a formação precária no assunto e a desatualização dos instrumentos. Ademais, destaca-se que questões ideológicas dos anos 60 influenciaram negativamente as pesquisas sobre avaliação psicológica (PADILHA; NORONHA; FAGAN, 2007, p. 70). Além disso, é colocado que o comprometimento do ensino na época teve como consequência a falta de investimentos em testes psicológicos (HUTZ; BANDEIRA, 2003). Tais informações corroboram com os dados posteriormente apresentados pelas autoras, visto que estes indicam carências, principalmente acadêmicas, na área.

Pontua-se, ainda, que a partir de 1980 houve avanços relacionados à avaliação psicológica e que o crescente interesse pela área no Brasil impulsionou pesquisas, por exemplo (PASQUALI E ALCHIERI, 2001). Padilha, Noronha e Fagan citam como principal evidência desse progresso a publicação, pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), da resolução CFP nº 25/01 (CFP, 2001) e suas reformulações. Tal documento

[...] define e regulamenta o uso, a elaboração e a comercialização de testes psicológicos, com o objetivo de aprimorar os procedimentos de avaliação por meio da aferição da qualidade dos instrumentos existentes, impedindo o uso de instrumentos de má qualidade. Para isso, estabelece os requisitos mínimos que os testes devem possuir para serem utilizados pelos profissionais, tais como, fundamentação teórica, estudos de validade e de precisão e normas com amostras brasileiras, com vistas à realização de um exercício profissional ético e adequado ao atendimento das diferentes demandas sociais (PADILHA et al., 2007, p. 70).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com