TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de Sexualidade

Trabalho acadêmico: O conceito de Sexualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

A sexualidade, uma expressão do comportamento humano, presente desde o nascimento até morte nas relações entre as pessoas, ou consigo mesmo mesmas, é influenciada por fatores econômicas, sociais e culturais, assim como pelas experiências vividas durante a infância, a adolescência e vida adulta.

Uma vez que pode ser considerado como uma forma de comunicação entre as pessoas, ela se manifesta de modos diferentes em cada indivíduo, passando por um processo de modificação de sua vivencia durantes as diversas fases da vida.

Nesse sentido são importantes as experiências que acompanhamento o crescimento e se modificam com a evolução do desenvolvimento, tais como: os cuidados com o corpo; a satisfação das necessidades básicas, como a fome e o sono, por exemplo; o contato corporal com outras pessoas; o relacionamento afetivo com os pais e outras pessoas; e a aceitação do próprio corpo.

A necessidade de novas sensações, que surge da expansão da consciência através do organismo em desenvolvimento, uma vez que um novo corpo surge em um curto espaço de tempo, aumenta a curiosidade das possibilidades corporais então passamos a querer testa seus limites e capacidades.

"A sexualidade e uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual, ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações, e por isso influencia também nossa saúde física e mental" (O.M.S)

sexualidade

A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um .A sexualidade está relacionada à vida, sensações, sentimentos e emoções relacionados ao prazer. Como envolve diversas dimensões humanas, é um tema muitas vezes difícil de ser tratado e, por isso, permeado de dúvidas, preconceitos, estereótipos e tabus. A noção de sexualidade como busca de prazer, descoberta das sensações proporcionadas pelo contato ou toque, atração por outras pessoas (de sexo oposto e/ou mesmo sexo) com intuito de obter prazer pela satisfação dos desejos do corpo, entre outras características, é diretamente ligada e dependente de fatores genéticos e principalmente culturais. O contexto influi diretamente na sexualidade de cada um. A Sexualidade tem como objetivo informar questões inerentes a esse assunto, auxiliando também para que diversos delitos não sejam cometidos pela ignorância ou desinformação. Dentre eles, encontramos problemas sociais e de saúde pública, tais como intolerância e violência entre gêneros, principalmente entre aqueles que são historicamente subjugados, gravidez na adolescência, manifestação de doenças sexualmente transmissíveis e todas as suas consequências.

Freud foi o primeiro a descrever a sexualidade infantil.

Para ele:

“ Todos os impulsos e atividade prazerosas são sexuais ”

A criança de forma curiosa descobre as sensações, e o prazer que pode sentir com cada parte do seu corpo.

A sexualidade é reconhecida como um instinto com o qual as pessoas nascem e que se expressa de formas distintas de acordo com as fases do desenvolvimento que são:

1) Fase Oral - dos 0 aos 12 meses

É pela boca que a criança entra em contato com o mundo, é por esta razão que a criança pequena tende a levar tudo o que pega à boca. O principal objeto de desejo nesta fase é o seio da mãe, que além de alimentar proporciona satisfação ao bebê.

2) Estádio Anal - dos 12/18 meses aos 3 anos

A zona de maior satisfação é a região do anus, a criança aprende que pode controlar as fezes. Este controle é uma forma de prazer.

3) Estádio Fálico - dos 3 aos 6 anos

- A atenção da criança volta-se para a região genital, desperta interesse em examinar e manipular o seu próprio orgão sexual.

- Despertam comportamentos de masturbação e fantasias

- Fase extremamente ligada ao complexo de Édipo (o rapaz tem um desejo inconsciente pela sua mãe, um anseio de substituir ou destruir o pai. Para reprimir este desejo sexual que sente pela mãe, o menino passa a identificar-se com o pai. O aposto ocorre para as meninas)

4) Estádio de Latência - dos 6 aos 11 anos

Nesta fase as crianças focalizam suas energias nas interações sociais

que começam a estabelecer com outras crianças, e nas atividades

esportivas e escolares.

5) Estádio Genital - a partir dos 11 anos - puberdade

A criança tem inicio a

puberdade.

- A atenção vai desviar-se da masturbação para as relações heterossexuais. Ocorre a perca da identidade infantil, que pouco a pouco passa a assumir uma identidade Adulta. Seja qual for a sua intimidade sobre o assunto, é interessante que se possa manter uma relação de compreensão e aceitação de sua própria sexualidade. O esclarecimento de dúvidas e a capacidade dese sentir a vontade com seus desejos e sensações, colabora imensamente ao Amadurecimento, o que gera sensação de conforto e evita conflitos internos provenientes de dúvidas e medos, gerando uma

experiência positiva e saudável.

Sexualidade é o impulso natural a todo ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com