TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de equilíbrio, assimilação, colocação e adaptação

Artigo: O conceito de equilíbrio, assimilação, colocação e adaptação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 3

ARGUMENTO PÓS-GRADUAÇÃO

DISCIPLINA: APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NA REALIDADE ESCOLAR

DOCENTE: LARISSA MACHADO

DISCENTE: ELBA CRISTINA DA CRUZ COSTA

1) Explique o conceito de equilibração, assimilação, acomodação e adaptação. Sistematizem as principais características de cada etapa do desenvolvimento considerando as conquistas e limitações.

A criança constrói, desde o nascimento, suas estruturas cognitivas em busca de uma melhor adaptação ao meio.

A adaptação é o processo pelo qual a criança passa de um nível de conhecimento simples para um mais complexo, que tem por sinônimo a equilibração.

A equilibração, termo hoje mais utilizado, dá-se por meio de duas etapas complementares: a assimilação que é uma ação externa, como interagimos com o mundo, como ordenar, classificar, se relacionar, etc. para compreender as características de determinado conceito. E a segunda etapa dá-se por meio da acomodação que é um processo interno assimilando a novidade através das estruturas pré-existentes, chegando a um novo estado de equilíbrio.

O desenvolvimento psíquico começa quando nascemos e termina na idade adulta. O desenvolvimento, portanto, é uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior.

È, portanto, em termos de equilíbrio que vamos descrever a evolução da criança e do adolescente.Deste ponto de vista, o desenvolvimento mental é uma construção contínua, comparável a edificação de um grande prédio que, a medida que se acrescenta algo, ficará mais sólido, ou á montagem de um mecanismo delicado, cujas fases gradativas de ajustamento conduziriam a uma flexibilidade e uma mobilidade das peças tanto maiores quanto mais estável se tornasse o equilíbrio.mas, é preciso introduzir uma importante diferença entre dois aspectos complementares deste processo de equilibração. Devem-se opor, desde logo, as estruturas variáveis- definindo as formas ou estados sucessivos de equilíbrio-a um certo funcionamento constante que assegura a passagem de qualquer estado para o nível seguinte.

Em todos os níveis, a inteligência procura entender e explicar.Ao lado das funções constantes, é preciso distinguir as estruturas variáveis, e é precisamente a análise dessas estruturas progressivas ou formas sucessivas de equilíbrio que marca as diferenças ou oposições de um nível de conduta para outra, desde os comportamento elementares do lactente até a adolescência.

A ação humana consiste neste movimento contínuo e perpétuo de reajustamento ou de equilibração. É por isto que, nas fases de construção inicial, se pode considerar as estruturas mentais sucessivas que produzem o desenvolvimento como formas de equilíbrio, onde cada uma constitui um progresso sobre as precedentes.

A consciência começa por um egocentrismo inconsciente e integral, até que os progressos da inteligência senso - motora levem a construção de um universo objetivo, onde o próprio corpo aparece como um elemento entre outros, e ao qual se opõe a vida interior, localizada neste corpo.

No momento da aparição da linguagem, a criança se acha às voltas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com