TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de psicologia da educação

Artigo: O conceito de psicologia da educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Artigo  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  313 Visualizações

A Psicologia da Educação é uma área da educação dedicada às problemáticas da educação e do processo ensino-aprendizagem. Ela é voltada para o estudo dos mecanismos de aprendizagem, para as estratégias de ensino no contexto escolar e para a o desenvolvimento de um projeto educativo adequado.

A Psicologia é uma ciência muito ampla, com muitas e diferentes áreas de interesse. As pessoas que se interessam pela educação sentem necessidade de saber como as crianças pensam se desenvolvem e adquirem o conhecimento do mundo. Para isso, é necessário que o educador estude a área da Psicologia que se chama Psicologia da Educação.

Estes estudos têm considerado o desenvolvimento e aprendizagem do ser humano a partir de diferentes pontos de vista e diferentes concepções. Cada uma dessas teorias considera o aluno de modo diferente.

Todas essas teorias procuram contribuir para o aperfeiçoamento máximo do aluno, mas cada uma delas tem uma visão própria acerca das potencialidades desse aluno. De acordo com sua concepção do ser humano, cada teoria exigirá uma diferente atuação do educador.

As diferentes concepções existentes sobre este assunto dividem-se em três grupos: o empirismo, o inatismo e o interacionismo.

Os adeptos da concepção empirista ou ambientalista acreditam que o desenvolvimento do ser humano depende principalmente do seu ambiente, dos estímulos do meio em que ele vive das experiências pelas quais ele passa. Esses pensadores não dão importância à maturação biológica, nem as capacidades mentais das pessoas: sua inteligência, suas aptidões, sua vontade, seus sentimentos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com