TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de tolerância

Artigo: O conceito de tolerância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Artigo  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 3

A natureza humana para se realizar, implica a cultura no sentido mais amplo. O corpo biológico de cada ser humano pós-nascimento também se humaniza culturalmente enquanto o sujeito psíquico vai se constituindo.

A Psicologia que nos primeiros meses o bebê é autocentrado vivendo uma relação simbiótica com a mãe. Ele, a mãe e o ambiente são para ele uma coisa só. Logo descobre que é um ser separado e encontramos ai raízes psicológicas para explicarmos à tendência a intolerância. Ele projeta no outro tudo que é mau, que não da prazer, que não pode ser sentido como parte do seu "eu". É desse ponto que partem as maiores resistências e intolerância ao outro.

O que é enfim a intolerância?

A tolerância é o respeito, a aceitação da diversidade de nossos modos de expressão. É fomentada pelo conhecimento, a abertura de espírito, a comunidade e a liberdade de pensamento de consciência e de crença. A tolerância é a harmonia na diferença. Não é só um dever de ordem ética, mas uma virtude que torna possível a convivência construtiva e pacifica.

Significa trocar uma relação fundamentada no conflito por relação de espíritos desarmados, prontos para a empatia, para exercer a capacidade de se colocar no lugar do outro para sentir como outro sente, sem pré-julgamentos apressados. Exercer a tolerância é também saber ouvir a mensagem do outro e perceber o que a mesma tem verdadeiro e sobre tudo não atribuir à mesma significados que ultrapassem os códigos de comunicação. É ter a capacidade de se questionar o sentido de perceber se não esta atribuindo ao outro uma mensagem negativa que não existe. E não se permitir acatar discurso do outro como arma de agressão, quando o mesmo for uma ponte para compreensão e esclarecimentos de conflitos.

A tolerância não é concessão. É, sobretudo uma atitude ativa fundada no reconhecimento do direito da liberdade do outro que exclui toda forma de imposição de pensamento único. Ser tolerante não significa renunciar as próprias convicções nem fazer concessões indevidas. Significa isto sim, compreender as razões do outro. A pratica da tolerância deve ser um suporte para aceitação e nunca, para exclusão do outro, respeitando os limites da moral e da ética.

Por que trazer esse tema nas proximidades do natal?

É para nossa reflexão sobre a dificuldade de perceber o outro em sua grandeza e também em suas limitações. Todos percebem o artificialismo das nossas confraternizações, a maioria delas sem qualquer sentido de respeito e aproximação. Para muitos o natal não passa deum intervalo entre conflitos. Todos ficam bons no natal. Na verdade o natal representa uma paz passageira e não verdadeira.

Não seria o momento de reconciliação do individuo consigo mesmo para poder compartilhar da verdadeira comunhão entre o Criador, e o homem e entre todos os homens que devem conviver em harmonia para maior percepção do sentido da vida?

Enfim reflitam qual o sentido do natal para cada um de nós e para Humanidade.

Vamos esquecer um pouco as luzes das ruas de Paris, Nova York, da Avenida Paulista e outras tantas bombardeadas na TV, pregando alegria e consumismo.

O maior presente nosso ao próximo não esta no shopping, esta dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com