TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de transtornos mentais

Artigo: O conceito de transtornos mentais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 2

Os transtornos psicológicos, ou mais conhecidos como distúrbios, disfunções ou perturbações de ordem mental, são padrões continuo de pensamento, sentimentos e de ações desviantes, angustias e disfunções, sintomas físicos e inexplicáveis, medos irracionais, sentimentos que a vida não vale a pena. Muitas doenças psicológicas conhecidas estão relacionadas ao estilo de vida, cultura e sociedade em que a passoa vive.

Depressão e ansiedade são exemplos ,mais comuns de doenças psicológicas. As classificações diagnóstica mais utilizadas como referencia no serviço de saúde hoje s;ao o Manual Diagnóstico e Estatística de Desordem Mentais – DSM IV, e a classificação de Doenças – CID-10.

A psicopatologia desenvolvimental entende que os transtornos mentais são possíveis desfechos do processo de desenvolvimento e são dependentes de influências sociais, genéticas e ambientais. Esses diversos fatores estão inter-relacionados de diferentes formas e em diferentes níveis exercendo um efeito dimensional . No artigo “Em Busca das origens desenvolvi mentais dos transtornos mentais”, são discutidos abordagens de conceitos utilizados para compreender as origens desenvolvimentais

dos transtornos mentais. São discutido;a)abordagens para determinar causalidade entre eventos ambientais e transtornos mentais, b)a importância de entendimento dos mecanismos biológico através dos quais fatores ambientais e genética atuam, c)fatores genéticos predizendo a exposição a estressores ambientais, d)fatores genéticos modelando o efeito de estressores ambientais.

A esquizofrenia não é apenas o transtorno mais temido, mas também um dos mais intensamente pesquisado. A maioria dos novos estudos liga a anomalias cerebrais e predisposições genética, a esquizofrenia é uma enfermidade do cérebro exibido em sintomas da mente.

A partir da escolha do personagem John Nash, do filme Uma Mente Brilhante, foi realizada uma hipótese psicodiagnóstico de esquizofrenia paranoide. Na cena John é convidado para dar uma palestra na universidade, ele está no meio de uma explicação de um calculo matemático e percebe alguns homens ao fundo da sala, ele acredita ser espiões russos e vieram para leva-lo, e foge correndo, nesse momento podemos observar sua alucinações visuais e auditivas, quando ele já está no hospital ve seu amigo Charles sentado em um canto da sala, no

primeiro momento ele acha que prenderam seu amigo, mas em seguida ele acredita que seu amigo também esta do lada dos espiões, percebemos algumas percepções desorganizadas também, classificadas pelo CID- 10 como F20.0 Esquizofrenia Paranoides.

A esquizofrenia paranoide é classificada pelo CID-10, se caracteriza pela presença de ideias delirantes relativas estáveis, frequentemente de perseguição, em geral acompanhadas de alucinações, particularmente auditivas e de perturbações das percepções. A perturbações do afeto, da vontade, da linguagem e os sintomas catatônicos estão ausentes, ou não relativamente descritos.

Psicose Delirante Crônica – Paranóia- tipo persecutório. É o tipo mais comum entre os paranoicos ou delirantes crônicos.O delírio costuma envolver a crença de estar sendo vítima de conspiração, traição, espionagem, perseguição, envenenamento ou intoxicação com drogas ou estar sendo alvo de comentários maliciosos.

Pela descrição do DSM

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com