TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O lúdico na alfabetização e letramento

Pesquisas Acadêmicas: O lúdico na alfabetização e letramento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.837 Palavras (24 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 24

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1- Aracele Cortezini Garcia Borges

2- Thais Soares Rodrigues

RESUMO

A pesquisa presente teve como objetivo central o lúdico na alfabetização e letramento visando que através da ludicidade as escolas podem facilitar a aprendizagem em geral. Para obterem-se os resultados dessa pesquisa foi preciso buscar informações bibliográficas, a fim de proporcionar uma compreensão sobre o lúdico e que a partir daí consegue compreender de como essa prática é desenvolvida em sala de aula. Foram analisados alguns teóricos como: Piaget, Vygotsky, Emília Ferreiro e Ana Teberosky que discutem o lúdico na aprendizagem. Foi obtido como base em nosso trabalho também algumas pesquisas com professores e coordenadores perguntando a eles como é a prática pedagógica com o lúdico na sala de aula. Esta pesquisa trás o que acontece em nossa realidade, e ainda mostra qual a melhor forma de o professor trabalhar. Através das pesquisas que esses teóricos fizeram focaliza o melhor jeito de ensinar e fazer com que a criança preste atenção nas aulas. Também exemplifica de como fazer das aulas mais dinâmicas com atividades lúdicas, brincadeiras entre outras coisas que podem facilitar o aprendizado dos alunos. Esses autores citados oferecem dados importantes para compreender o que está em torno do aluno, mostrando que deve buscar aquilo que esta a sua volta. Com esta pesquisa tem como resultado, que quando é utilizado esse método do lúdico a criança aprende com mais facilidade e dá bons resultado, pois mostra que devem trabalhar com grupos, interagindo uns com os outros, na qual desta maneira fará com que os alunos tenham contato com tudo o que esta ao seu redor. Com isto ficou constatado que usar o lúdico facilita a aprendizagem e melhora o rendimento da criança, fazendo com que elas gostem das aulas.

Palavras chave: Ludicidade; Brincadeiras; Atividades Lúdicas.

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como função, mostrar como pode ser feito ou realizado o trabalho com crianças utilizando o lúdico. Indicará qual a melhor solução para tornar o ensino mais dinâmico e prazeroso, fazendo com que a criança tenha gosto pelas aulas.

Também mostrará que vários teóricos pensam sobre isso e ainda dizem que este método é muito eficiente e as crianças aprendem melhor. Mostrará enquanto educadores um novo jeito de educar e ao mesmo tempo brincar, sem cansá-los, mas sim, fazer das aulas mais dinâmicas e prazerosas, na qual usando a ludicidade pode se tornar as aulas mais alegres e alfabetizadoras. Terá uma função de mostrar aos professores e futuros professores qual papel que o educador assume, na qual irá fornecer informações para que ele saiba como intervir no sentido de abrir novas possibilidades para a aprendizagem.

Através de materiais pedagógicos permite que o professor possa desenvolver o conhecimento sensorial e intelectual do aluno, possibilitando um melhor desenvolvimento no quesito aprender.

Foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram entrevistadas professoras e gestoras de duas escolas, na qual foi comparado o trabalhar do lúdico em cada uma delas, assim podendo avaliar o quesito ludicidade na alfabetização e letramento na aprendizagem dos discentes.

2 O BRINCAR

Este tema trata-se de um assunto em que poucos profissionais de educação utilizam e que através disso mostrará o porquê é importante usar o lúdico. Confirma-se a partir das palavras e estudos de alguns estudiosos sobre o tema.

Observamos que alguns teóricos mostram que através do lúdico a criança aprende mais, é o que nos fala Vygotsky, afirmando que “as maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nível básico de ação real e moralidade (Vygotsky, 1998)”.

Vimos então que o lúdico proporciona um meio real de aprendizagem. No contexto escolar, isso significa professores capazes de compreender onde os alunos estão em sua aprendizagem e desenvolvimento e dá aos professores o ponto de partida para promover novas aprendizagens nos domínios cognitivas e afetivas.

Na concepção de Vygotsky, ele propõe que investigue a riqueza da informação da criança, pois para ele a interação social e o processo de intervenção social são fundamentais para o desenvolvimento do sujeito.

A criança atravessa determinados estágios de desenvolvimento cultural, cada um dos quais se caracterizando pelos diferentes modos pelos quais a criança se relaciona com o mundo exterior; pelo modo diferente de usar os objetos, por formas diferentes de intervenções e diferentes técnicas culturais [...]

De acordo com Vygotsky o brincar é compreendido como uma atividade social da criança, cuja natureza e origem específica seriam elementos fundamentais parar seu desenvolvimento cultural, ou seja, o brincar é a compreensão da realidade. Para o autor o brinquedo é o principal meio de desenvolvimento cultural da criança: “O brinquedo dirige o desenvolvimento”.

Em sala de aula é ideal trabalhar investindo em filmes, desenhos, livros, parlendas, explorando as mais variadas linguagens presentes. Para Vygotsky, essa interação social é essencial para a construção da zona de desenvolvimento proximal do sujeito.

Para Vygotsky (1994) citado por OLIVEIRA, DIAS, ROAZZI (2003), o prazer não pode ser considerado a característica definidora do brinquedo, como muitos pensam. O brinquedo na verdade, preenche necessidades, entendendo-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação. É exatamente estas necessidades que fazem a criança avançar em seu desenvolvimento. Para ele a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz-de-conta, como ainda nas que exigem regras.

Vygotsky afirma que:

“No desenvolvimento a imitação e o ensino desempenham um papel de primeira importância. Põem em evidencias as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento. A criança fará amanhã sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação. Por conseguinte, o único tipo correto de pedagogia é aquele que segue em avanço relativamente ao desenvolvimento e o guia; devem ter por objetivo não as funções maduras, mas as funções em vias de maturação” (Vygotsky, 179:138).

Foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com