TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O processo da profissionalização do psicólogono Brasil

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de profissionalização do psicólogo no Brasil

Em 1833 à 1890 a psicologia passa por um período que embora identificado por não ter a profissão regulamentada, atraia o interesse das pessoas.

O período entre 1891 à 1975 a psicologia ganha formas de atuação.

Sobre a influencia do positivismo, seu o conhecimento passa a ser tema de teses nas faculdades de medicina, na pedagogia das escolas, na educação, saúde pública e na justiça, que se beneficiam das abordagens. Testes em laboratórios e pesquisas usam seus fundamentos. A criação da psicologia no Brasil é fundamentada em bases humanistas. Onde também praticas e técnicas são utilizadas no processo de desenvolvimento economico. Em 1930 ensino formal de psicologia se torna obrigatório em cursos de ciências médicas e humanas.

Ocorre a sua utilização nos métodos de seleção das empresas, na formação e qualificação de seus trabalhadores. Estuda também as relações de consumo, com a comunicação de massas, as pesquisas de opnião.

Em 1962, o Ministério da Educação encainha o projeto de lei que regulamentou a profissão. LEI 4.119.

1962 à 1980 A profissão se organiza sobre regime auroritário do governo militar. Limitando o mercado de trabalho a empresas e clínicas particulares. Juntamente com a reforma universitária e a ditadura , os cursos de psicologia particulares dão atuação a docência.

Em 1971, é criado o Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia, para fiscalização, orientação e disciplina da classe. É realizado em 1988, o levantamento sobre a profissão no país, explicando detalhadamente o sexo predominante, assim como o valor da remuneração. Novas pesquisas foram feitas em 1994 constatando que não houveram grandes mudanças e que a profissão continua em sua maioria, uma área para mulheres, para jovens, e ainda mal remunerada. Porém cresce a psicologia Jurídica, a do trânsito, de saúde e do esporte, que remunera com valores mais altos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com