TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Colonização Do Brasil

Ensaios: Processo De Colonização Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de colonização do Brasil

Os portuguêses, experientes e àvidos navegadores, beneficiados pela sua localização geográfica, na península ibérica, aproveitam a oportunidade para ampliar seus dominios na conquista de terras e assim ampliar seu comércio. Conciliando intereses da nobreza guerreira e os grandes comerciantes representados pela burguesia, alimentavam a perspectiva de grandes lucros no comércio.. A conquista militar, a cobiça por terras, a ambição de enriquecimento, o desenvolvimento da cartografia, a oportunidade de expandir o cristianismo e a invenção da caravela, foram fatores determinantes na expansão marítima, culminando com D. João II chegando às Indias, atraídos pelo comércio das especiarías e posteriormente à America portuguesa, que mais tarde se chamaria de Brasil.

A partir daí, as constantes disputas pela terras recém descobertas entre Portugal e Espanha encorajaram a primeira tentativa de solução para esta situação com a Bula Papal Intercoetera, que determinava 100 léguas à oeste de cabo verde para Portugal, ao qual não concordaram.

Com a asssinatura do tratado de tordesilhas, finalmente chegaram a uma conclusão e determinaram que seria 370 léguas à oeste de cabo verde para a Espanha e as terras à leste desta linha pertenceriam a Portugal.

Em 1500 a expedição de Cabral chega a Bahia, primeiramente denominada de Cabrália em homenagem a este navegador, ao qual se atribui a descoberta do Brasil, reafirmando a presença portuguesa conforme havia sido acertado em Tordesilhas.

Apesar de Cabral ter tomado posse das terras que cabiam a Portugal, não houve interesse em investimento, uma vez que o oriente se tornava mais atrativo para o comércio.

Com isso, outros reinos como a França, com as mesmas intenções de obter riquezas desrespeitam este tratado e com a expedição à Guanabara, fundam a colônia da França Antártica, e com a expulsão dos franceses, os portugueses fundam a cidade do Rio de Janeiro. Mesmo assim, os franceses conseguiram manter-se no estado do Maranhão por 3 anos, fundando São Luiz, a única capital brasileira que não foi estabelecida pelos portugueses.

Diferentemente do êxito conseguido pelos espanhóis, os portugueses encontraram em suas terras, indios primitivos e um lugar totalmente inóspito a ser desbravado, totalmente diferente dos referenciais trazidos da Europa.

Mudou muita coisa para a realidade atual? R: Algumas coisas mudaram, mas existem resquícios da época colonial. Para falar nas permanências, o que perdura até hoje, cito o Nepotismo, desde a carta de Pero Vaz de Caminha, aonde o mesmo pede favores em benefício de seu genro ao Rei de Portugal. Hoje em dia, também verificamos facilmente que os detentores do poder, em benefíco próprio, exploram grandemente a classe trabalhadora, propiciando uma grande diferença social. Percebemos ainda, um preconceito social e racial, como um fator desagragador na sociedade.

Motivos da Expansão Colonial de Portugal

1-Dificuldade financeira por que passava Portugal.

2-Expansão territorial, ampliar seus domínios na conquista de terras.

3-Buscar Riquezas, ouro e prata- Mém de Sá.

4- Processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com