TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O programa de formação em psicologia

Seminário: O programa de formação em psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  Seminário  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

OBSERVAÇÃO

MONIQUE C. DE ANDRADE B86GID-5

Campos Assis – São Paulo

2013

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

OBSERVAÇÃO

Trabalho apresentado para disciplina de

Atividades Praticas Supervisionadas,

sob a orientação da Professora Marisa

Silva.

Campos Assis – São Paulo

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Crianças na faixa etária dos 6 – 12 anos é comum em seu comportamento...

2. OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo que nós alunos de psicologia aprendamos técnicas de observação e que coparemos o conteúdo observado com as teorias dadas na disciplina.

3. JUSTIFICATIVA

A partir desta pesquisa pretendemos despertar reflexões sobre a criança em seu ambiente natural, observando e compreendendo o desenvolvimento cognitivo, a construção de seu conhecimento na sociedade em que vive, tomando como referencia para tal observação a Teoria de Piaget.

4. METODOLOGIA

A observação foi realizada no Instituto Lar do Menor em Paraguaçu Paulista, onde utilizamo-nos de papel e caneta para as anotações necessárias da observação de uma criança do sexo masculino de 11 anos. Esta atividade só foi realizada após a autorização do responsável pela criança do instituto através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

5. RESULTADO

Observação realizada no dia 28 de março de 2013, das 14h00min às 14h30min.

A criança estava em uma atividade na sala de filmes onde havia sofás e poltronas, onde justamente quando chegamos iria começar o mesmo. Um menino de cor parda, cabelos pretos, aparentemente de 1,60 de altura. Ele usava camiseta preta e bermuda vermelha com estampa. Estava descalço e mostrava-se bastante interessado no filme que iria começar.

A criança ficou o tempo todo sentada no sofá da sala de vídeo assistindo a um filme de gênero livre (HOBBIT). Em grande parte do tempo ficava com as mãos mexendo na boca, orelha e pés, porém prestando atenção no filme, olhando sempre para a TV. Desde o momento que sentou no sofá (com os pés em cima do mesmo), não se levantou em nenhum instante. Por poucas vezes desviou o olhar para fora da sala onde estavam seus amigos correndo e fazendo outras atividades.

Em alguns instantes seus amigos tentaram chamar sua atenção, conversando, falando algo perto de seu ouvido, tocando em seu ombro, porém ele estava o tempo todo focado no filme. Quando dois de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com