TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O psicologo e seus diferentes papeis no enquadre jurídico

Por:   •  10/11/2017  •  Resenha  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

O Psicólogo e seus diferentes papéis no Enquadre Jurídico

Ao longo da história o profissional de Psicologia foi conquistando espaço de atuação, abaixo iremos discutir algumas possibilidades dentro da área Jurídica e seus possiveis conflitos enfrentados. Segundo Karras e Berry (1985), o papel que o profissional desempenharia, varia dependendo de seu viés pessoal e de quem o(a) contratou.

7.1 Testemunha (factual)

Quando o profissional ocupa o lugar de testemunha, pra contar o que sabe e contribuir com o juiz, não  é pago por isso, pois se trata mais de uma convocação Judicial. O Psicólogo deve saber até onde ir, para o espaço  do Perito

7.2 O Perito Parcial

         Chamado também de Assistente Técnico, é um considerado parcial, porque é um perito de umas das partes do processo. Está condicionado ao que pode saber pela sua experiência, deve sempre considerar os princípios éticos de sua profissão.

7.3 O Perito "Pistoleiro"

É aquele profissional, que não está preocupada com as questões éticas exigidas pela profissão, ou seja, um processo ele irá atuar a favor dos interesses de seu cliente, mesmo que isso ultrapasse limites exigidos.

7.4 O Perito Adversarial

É aquele que defende umas das partes, realiza uma é uma avaliação imparcial, mas uma vez concluído, o perito deveria se colocar ativa e abertamente do lado do genitor escolhido como o mais adequado, para ficar com a criança,por exemplo.

7.5 O Perito Imparcial

Esse perito, trabalha para o tribunal de justiça é contratado e tem um cargo de assistente técnico, tem a função de oferecer ao Juiz material para que o mesmo conclua suas decisões. Atua também como mediador dos conflitos. Pensando na guarda de um responsável, o profissional emite em seus laudos opiniões  a respeito dos possíveis resultados de diferentes arranjos de guarda, mas nunca oferecer impor recomendações, a decisão final sempre será do Juiz.

7.6 O Perito Independente

Profissional que atua em sua clínica privada ou é um pesquisador em instituição acadêmica e pode ser contratado para exercer função de perito de confiança de um Juiz, cargo de responsabilidade pois,  sua avaliação  irá causar algum impacto na vida dos envolvidos. Como esse profissional não está ligado de forma administrativa, tem mais liberdade maior de negociar as condições de trabalho, até mesmo seus honorários.

 

7.7 O Perito Parecerista

É uma modalidade possível de perícia, realizada pelo profissional que dá um parecer sobre um documento técnico de sua área. A finalidade seria a mesma de uma perícia comum "esclarecer através de uma avaliação técnica especializada, uma 'questão-probleina', visando a eliminação de dúvidas que interfiram na decisão" (item 4.2 do Manual para Elaboração de Documentos do CEP). A diferença é que o trabalho de avaliação técnica não se dá por meio do exame de pessoas, mas, sim, do documento escrito de outro profissional da mesma área*-11.aqui de perito parecerista.

7.8 O conflito entre papéis

Entendemos conflito de papéis a sobreposição de duas funções ou dois status diferentes em relação à mesma pessoa com quem se tem um relacionamento profissional.

Clarificação do Papel

Os psicólogos chamados a desempenhar mais de um papel em um procedimento legal, por exemplo:  como assistente técnico ou perito para uma das partes ou para o tribunal e como uma testemunha factual - eles devem esclarecer quais as expectativas de cada papel e o limite do sigilo profissional assim que possível, a medida que mudanças forem ocorrendo, com o objetivo de não comprometer seu julgamento profissional e objetividade, evitando induzir as pessoas em erro quanto ao seu papel .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com