TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PSICÓLOGO E SEU PAPEL NAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

Casos: O PSICÓLOGO E SEU PAPEL NAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 7

ÍNDICE PÁGINAS

INTRODUÇÃO___________________________________________________________ 03

O PSICÓLOGO E SEU PAPEL NAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS______04

CONCLUSÃO_____________________________________________________________07

BIBLIOGRAFIA___________________________________________________________08

INTRODUÇÃO

A psicologia, enquanto ciência que estuda o comportamento, a experiência subjetiva e os processos mentais a eles subjacentes , possui área de trabalho muito ampla. Além da pesquisa científica há um número sempre maior de áreas em que o conhecimento da psicologia teórica é aplicado. Além disso a aproximação da psicologia com as neurociências, (neuropsicologia processo observável já nos primórdios da psicologia científica e que se tem acentuado muito nos últimos vinte anos), conduziu a uma expansão da própria área de estudo da disciplina, de tal forma que hoje se acrescenta à definição de psicologia também o estudo dos processos neurológicos subjacentes aos processos mentais.

O PSICÓLOGO E SEU PAPEL NAS DIFERENTES INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

De 1962 até hoje, experimentamos um grande crescimento do número de psicólogos graduados pelas instituições de ensino, que não vem acompanhado por idêntico índice de inscrições nos Conselhos Regionais, condição para a legalidade do exercício profissional. Os dados mostram que o estoque de psicólogos graduados (segundo o MEC) atingiu 102.862 em 1985, tendo crescido, exponencialmente, a partir dos anos 70, com a conhecida proliferação de instituições particulares de ensino. Apesar disso, o número de inscritos nos Conselhos, no mesmo ano, atingia apenas 53.338 (uma perda de aproximadamente 50%).

Embora a legislação que regulamenta a profissão não se refira à área de atuação , este conceito vem sendo largamente usado para descrever o conjunto de características que, de alguma forma, demarca o campo de trabalho do psicólogo e confere alguma identidade ao grupo de profissionais que se dedica àquelas atividades. Tradicionalmente, o conjunto de atividades e objetivos da atuação do psicólogo foi agrupado em quatro grandes áreas: clínica, escolar, industrial e docência. Hoje, os conceitos associados a estas áreas encontram-se ampliados e novas áreas foram concebidas (comunitária, social, pesquisa, por exemplo).

O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde,lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover,em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.

Contribui para a produção do conhecimento científico da psicologia através da observação,descrição e análise dos processos de desenvolvimento, inteligência, aprendizagem,personalidade e outros aspectos do comportamento humano e animal; analisa a influência de fatores hereditários, ambientais e psicossociais sobre os sujeitos na sua dinâmica intrapsíquica e nas suas relações sociais, para orientar-se no psicodiagnóstico e atendimento psicológico; promove a saúde mental na prevenção e no tratamento dos distúrbios psíquicos, atuando para favorecer um amplo desenvolvimento psicossocial; elabora e aplica técnicas de exame psicológico, utilizando seu conhecimento e práticas metodológicas específicas, para conhecimento das condições do desenvolvimento da personalidade, dos processos intrapsíquicos e das relações interpessoais, efetuando ou encaminhando para atendimento apropriado, conforme a necessidade. Participa da elaboração, adaptação e construção de instrumentos e técnicas psicológicas através da pesquisa, nas instituições acadêmicas, associações profissionais e outras entidades cientificamente reconhecidas. Realiza divulgação e troca de experiência nos eventos da profissão e comunidade científica e, à população em geral, difunde as possibilidades de utilização de seus recursos.

O psicólogo desempenha suas funções e tarefas profissionais individualmente e em equipes multiprofissionais, em instituições privadas ou públicas, em organizações sociais formais ou informais, atuando em: hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios, creches, escolas, associações comunitárias, empresas, sindicatos, fundações, varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário, associações profissionais e/ou esportivas, clínicas especializadas, psicotécnicos, núcleos rurais e nas demais áreas onde as questões concernentes à profissão se façam presentes e sua atuação seja pertinente.

Dentre as várias atuações nas instituições públicas algumas encontram-se abaixo:

PSICOLOGO EDUCACIONAL:

Atua no âmbito da educação, nas instituições formais ou informais. Colabora para a

compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Realiza pesquisa, diagnóstico e intervenção psicopedagógica individual ou em grupo. Participa também da elaboração de planos e políticas referentes ao Sistema Educacional, visando promover a qualidade, a valorização e a democratização do ensino.

PSICÓLOGO JURÍDICO:

Atua no âmbito da Justiça, nas instituições governamentais e não-governamentais,

colaborando no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com