TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que distingue o conhecimento popular do conhecimento científico?

Seminário: O que distingue o conhecimento popular do conhecimento científico?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Seminário  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

) O que diferencia conhecimento popular de conhecimento científico?

É o conhecimento comum adquirido de forma popular, onde normalmente é passado de pai para filho ou entre os indivíduos da comunidade. Ex disso é o conhecimento a respeito de ervas ou remédios caseiros onde as pessoas sabem os benefícios, mas não tem um conhecimento do porque te tais benefícios

Já o conhecimento científico é adquirido de forma empírica, ou seja, com a observação de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometer erros, estes são mais raros que no conhecimento popular devido ao cuidado em estudar e atestar tais fenômenos.

2) O que diferencia o conhecimento científico do teológico?

O conhecimento científico é produzido pela investigação científica, através de seus métodos. Surge não apenas da necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem prática da vida diária, mas do desejo de fornecer explicações sistemáticas que possam ser testadas e criticadas através de provas empíricas.

Já o conhecimento filosófico que também se movimenta estritamente no universo da racionalidade, baseia-se na especulação em torno do real, tendo como objeto a busca da verdade. Por isso, diz-se que é uma atitude. Ele é sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e é produzido segundo o rigor lógico que a razão exige de um conhecimento que se quer buscando a verdade do existente.

Nessa busca, o conhecimento filosófico busca os "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular. Exemplos: Quem é o homem? De onde ele veio? Para onde ele vai? Qual é o valor da vida humana? O que é o tempo? O que é o sentido da vida?

3) O que constitui o conhecimento Científico?

O Conhecimento científico constitui um conhecimento contingente, pois suas Preposições ou hipóteses têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação e não apenas pela razão, como ocorre no conhecimento filosófico. É Sistemático, já que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de ideias (teoria) e não conhecimentos dispersos e desconexos. Possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com