TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a abordagem centrada na pessoa

Por:   •  21/11/2018  •  Dissertação  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

O que é a abordagem centrada na pessoa

Segundo Rogers todo indivíduo possui uma aptidão de modificar-se, reinventar-se, podendo tornar-se o melhor de si mesmas.

O intuito de Rogers sempre foi chamar sua técnica de não diretiva e esse sempre foi o objetivo, porém, descobriu que todo terapeuta de forma ainda que sutil acaba direcionando seu cliente, pois muitas vezes estes procuram seus terapeutas para uma orientação ou direção, ainda assim, Rogers considerava que o terapeuta não deve dirigir o cliente.

Rogers defendeu a tese de usar a expressão cliente, em vez de paciente. Pressupondo que o termo paciente denotava que a pessoa estava doente e procurava a cura de um terapeuta.

Através do processo da terapia centrada na pessoa Rogers defendia que todos podem aprender a ajustar o seu autoconceito, que é importante tanto para como a pessoa se vê como elas veem e se envolve com o mundo em torno delas, a fim de alcançar a congruência e uma visão mais realista de si e do mundo, alcançando mudanças através da terapia duradoura.

Como é a atuação do conselheiro nessa abordagem

Os profissionais de saúde mental que utilizam essa abordagem segundo Rogers não deve conduzir o cliente, não deve fazer julgamentos sobre os sentimentos do cliente, e não deve oferecer sugestões ou soluções. Em vez disso, o cliente deve ser um parceiro igual no processo terapêutico, criando um ambiente aconchegante, sem julgamentos e com empatia.

Alguns elementos são importantes para o terapeuta nessa abordagem são:

 Não é diretiva. Os terapeutas concedem que os clientes conduzam a discussão e não buscam dirigir o cliente em uma direção única.

 Enfatiza estima positiva incondicional. Os terapeutas demonstram total aceitação e apoio aos seus clientes sem julgamento.

De acordo com Carl Rogers, um terapeuta centrado no cliente precisa de três qualidades-chave:

O terapeuta precisa compartilhar seus sentimentos honestamente. Tendo esse comportamento, o terapeuta fortalece no cliente a vontade de agir da mesma forma. Deve ter olhar positivo incondicional, devendo aceitar os clientes como eles são, criando um ambiente positivo o cliente se sente confortável para expressar sem receios suas emoções.

Rogers explicou:

“Consideração positiva incondicional significa que quando o terapeuta está experimentando uma atitude positiva, aceitando como o cliente é, naquele momento, o movimento terapêutico ou a mudança é mais provável. Envolve a vontade do terapeuta para o cliente ser o sentimento que está acontecendo naquele momento – confusão, ressentimento, medo, raiva, coragem, amor ou orgulho … O terapeuta premia o cliente de uma maneira total e não condicional “.

E precisa demonstrar uma compreensão empática, se mantendo reflexivo, permitindo que o cliente adquira uma percepção de si mesmo. Agindo dessa maneira o terapeuta pode ajudar o cliente crescer psicologicamente, Rogers acreditava que este tipo de atmosfera permite aos clientes desenvolver uma visão mais saudável do mundo e uma visão menos distorcida de si mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com