TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é um sonho

Artigo: O que é um sonho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

O sono é uma condição fisiológica de atividade cerebral, natural e periódica, que ocorre de maneira cíclica em uma grande variedade de seres vivos. É caracterizado por ser um período onde os indivíduos permanecem em repouso, mas onde ocorre uma grande atividade cerebral. O sono é composto por 4 estágios fundamentais ,cada um com uma característica própria. Durante esses estágios nossos sistemas e funções fisiológicas passam por algumas mudanças. A percepção a estímulos auditivos, visuais tácteis e dolorosos é reduzida. O individuo encontra-se em algo parecido com um coma.

Até hoje não é possível dizer exatamente qual é a função do sono, porem, sabe-se que, no entanto, todas as funções do cérebro e do organismo em geral são influenciadas pelo ciclo sono-vigília. Atualmente o sono é considerado um fenômeno ativo, pois não há redução nas descargas dos neurônios cerebrais, e sim um aumento de forma notável das frequências de descargas dos neurônios.

2

2. MECANISMOS NEURAIS DO CICLO SONO-VIGÍLIA

O sono é um estado comportamental complexo e um dos grandes mistérios da neurociência moderna. A identificação do sono com movimentos oculares rápidos (REM), em 1953 por Aaserinscy e Kleitman, inaugurou o entendimento do sono. A descoberta, em 1998, dos peptídeos hipotalâmicos hipocretinas e seus papéis no ciclo vigília-sono e na fisiopatologia da narcolepsia-cataplexia redimensionou o hipotálamo no controle do ciclo sono-vigília, anteriormente atribuído apenas a estruturas localizadas no tronco cerebral e tálamo. Atualmente, atribui-se aos sistemas hipotalâmicos e suas respectivas interações funcionais com o sistema de controle temporizador circadiano o controle da neurobiologia do sono.

O a sono e a vigília contam com sistemas próprios, porem interconectados. Assim, é encontrado um sistema de desperta/vigília e o outro adormecer/sono, que se alteram periodicamente, com mínima transição em condições normais.

O ciclo sono-vigília, regido pelo ritmo circadiano¹, encontra-se relacionado ao fotoperiodismo² decorrente da alternância dia-noite e esta sob o controle do núcleo supraquasmatico (NSQ) do hipotálamo. O NSQ representa o “relógio mestre” e é responsável pela organização cíclica e temporal do organismo e do ciclo sono-vigília. O NSQ é influenciado pela luz do ambiente durante o dia (via feixe retino-hipotalâmico) e pela melatonina (secretada pela glândula pineal) durante a noite. A secreção da melatonina é máxima durante esse período e sua ação no NSQ tem sido implicada no inicio e na manutenção do sono. Essa influência fotoperiódica é transmitida para áreas hipotalâmicas adjacentes (zona supra-paraventicular³ e núcleo dorsomedial-DMH4), que participam na regulação do comportamento circadiano do sono. O DMH envia projeções GABAérgicas para a área pré-óptica ventrolateral (VLPO), que é ativada especificamente durante o sono, além de projeções glutamatérgicas e de hormônio de liberação da tireotropina, para a área hipotalâmica lateral (excitatória).

O SRAA ponto-mesencefálico , quando ativado induz o despertar e a dessincronização do EEG, bem como s sua lesão produz sono. O SRAA projeta para o córtex cerebral através de dois ramos, um talâmico e outra extratalâmico , estando relacionada com os mecanismos do despertar ou da vigília. Deve ser ressaltado que uma das funções do SRAA é a manutenção da vigília, também esta envolvida no sono REM.

3

3. FISIOLOGIA DO SONO

O sono normal é constituído pela alternância dos estágios REM e NREM . Durante o período do sono normalmente ocorrem de 4 a 6 ciclos bifásicos com duração de 90 a 100 minutos cada, sendo cada um dos ciclos compostos pelas fases do NREM, com duração de 45 a 85 minutos, e pela fase do sono REM, que dura de 5 a 45 minutos.

O sono NREM é caracterizado pela presença de ondas sincronizadas no eletroencefalograma e pode ser subdividido em quatro fases: estagio 1, 2, 3, e 4 ,(3 e 4 equivalem ao sono de ondas lentas ou sono delta), o NREM corresponde a cerca de 75% do período do sono .O NREM é muito importante para o corpo, uma vez que é nela que ocorre a secreção dos hormônios do crescimento, sendo também essencial para a recuperação de energia física. É nesta fase que realmente existe o descanso profundo e menor atividade neural.

REM é caraterizado por ser bem parecido com o estágio da vigília, e por ser nessa fase onde ocorrem os sonhos. Nesta fase também ocorre à recuperação emocional. O eletroencefalograma (EEG) do sono REM é caracterizado por ondas dessincronizadas e de baixa amplitude. A sincronização-dessincronização das ondas do EEG do sono NREM-REM e vigília são consequência da atividade neural nos circuitos tálamo-corticais (núcleos reticulares do tálamo e córtex cerebral), decorrentes da interação entre núcleos monoaminérgicos reticular ativador ascendente é constituído pelos núcleos dorsais da rafe (NDR serotoninérgico), locus ceruleus (LC noradrenérgico) do tronco cerebral e núcleo tuberomamilar (NTM histaminérgico) do hipotálamo posterior, que se projetam difusamente para o córtex e núcleos reticulares do tálamo.

O circuito tálamo-cortical e projeções aminérgicas-colinérgicas são responsáveis pela dessincronização do eletroencefalograma na vigília. A atividade aminérgica elevada durante a vigília ativa os circuitos tálamo-corticais, mas diminui durante o sono NREM, sendo ausente no sono REM. No estagio da vigília é promovido pela ativação constante do sistema reticular ascendente do tronco encefálico., em decorrência da estímulos diversos que adentram a formação reticular. Todos os estímulos somato-sensoriais, como o próprio fato do individuo estar em posição ereta, com a estimulação proprioceptiva característica, bem como, os estímulos visuais, auditivos, olfativos, gustativos e vestibulares, são carreados ao tálamo e ao córtex cerebral, promovendo a vigília.

4

3.1. FASES DO SONO

O sono é dividido em quatro fases, sendo que cada uma delas apresenta um estágio fisiológico especifico.

Estagio1- é a fase de sonolência, onde o individuo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente acordada.

Estagio 2- Dura em media de 5 a 15 minutos. No estagio 2 a atividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com