TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO ALIMENTICIA BANDEJAO

Por:   •  24/2/2019  •  Exam  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 2

A observação se inicia num bandejão público na cidade de Campinas, São Paulo.

Uma mesa composta por oito moradores de rua, com aproximadamente 40 anos de idade, suas vestes eram precárias, e dois deles não tinham calçados nos pés.

A mesa estava composta com pratos e talheres, e a mesma refeição para todos, arroz, feijão, linguiça e xuxu refogado.

Quatro homens de um lado da mesa e quatro do outro lado, dois deles pareciam estar sob efeitos de drogas, pois observando eles, era como se estivessem comendo por comer, expressões cansadas, rostos sujos e uma feição de que não dormiam por algumas noites.

O restante da mesa estavam se interagindo como se fossem amigos a anos, conversavam sobre futebol, e parecia que tinham uma vida feliz, riam quase o tempo inteiro.

Me chamou atenção quando um deles se levantou para levar o prato até o balcão, e outra pessoa logo ali sentou no lugar dele. Quando voltou caminhando em direção a mesa novamente, ele se despediu, e disse ‘fiquem com deus’, e logo após isso, eu percebi que eles não eram amigos de anos, como parecia. O funcionamento do bandejão é mesa compartilhada, ou seja, elas podem se conhecer entre si ou pode nunca te visto o outro na vida.

Em toda minha observação, alguns dos homens levantaram para pegar mais um prato de comida, e ao passar por mim, um deles me ofereceu a comida, foi um gesto digno e de solidariedade.

Confesso que fui abordada por alguns moradores de rua me pedindo dinheiro dentro do estabelecimento, mas em nenhum momento deixei de observar a mesa que eu estava fazendo este trabalho.

Um dos homens desta mesa se levantou e fez uma oração, agradecendo a comida que estava em sua frente e todos os outros disseram amém ao fim da oração.

Havia uma interação grande entre eles, eles conversaram, riram em alguns momentos e se despediam de quem terminava o alimento.

Julgamento: No primeiro momento quando pisei no estabelecimento, pensei que eu poderia ser assaltada, mas no momento da minha observação, vieram 3 homens falar comigo, perguntaram se eu queria me sentar, se eu queria almoçar, me ofereceram o valor da refeição e meu pré julgamento se foi. Há pessoas humanas, e a maioria são aqueles que não tem um poder aquisitivo alto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (26 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com