TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OBSERVAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONGRESSO RELIGIOSO

Tese: OBSERVAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONGRESSO RELIGIOSO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  Tese  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

OBSERVAÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONGRESSO RELIGIOSO

Sobre o Evento: O Congresso aconteceu na sede da Igreja Batista Peniel, situada na Rua Olavo Bilac, 94 – centro – Vitória da Conquista - BA, entre os dias 13 à 15 de novembro de 2014; o evento reuniu cerca de duzentos jovens e adolescente, sendo que aproximadamente, oitenta dos integrantes eram oriundo de cidades da região sudoeste, e foram hospedados nas dependências da instituição e juntos participaram de diversas atividades durante todo o final de semana.

Sobre a escolha do local: o ambiente se mostrou bastante profícuo para análise, por apresentar diversas facetas dos adolescentes, seus estilos de roupas, linguagem e construção de novos relacionamentos e afirmação da identidade religiosa. Este congresso proporcionou a muitos adolescentes a primeira experiência de passar um final de semana fora de casa, bem como o contato com pessoas de outras cidades, sendo um espaço ideal para o início de novos relacionamentos amorosos e novas amizades.

Sobre a coleta de informações: Foram realizadas conversas com os organizadores do evento, com os adolescentes – nosso público alvo e observação livre das atividades desenvolvidas durante o congresso.

A observação em si: Dada à riqueza de detalhes e acontecimentos que despertaram maior interesse, iremos elencar alguns episódios que chamaram atenção.

 A chegada e o contato com adolescentes de outros lugares: Foram observados os mais diversos tipos de reação, a saber; timidez – que levou muitos a se agruparem aos mais conhecidos, na tentativa de não se mostrarem desconfortáveis; outra reação foi a desinibição – que levou os mais “desenrolados” a se aproximarem daqueles que possuíam alguma identificação, relacionado ao estilo de vestir e de habilidades artísticas, e também o interesse por pessoas do sexo oposto, principalmente dos garotos que desde o início se mostraram solidários, carregando malas e se mostrando a disposição para ajudá-las.

 O desconforto para dividir o quarto com desconhecidos: As maiores dificuldades foram apresentadas nos primeiros dias, por não possuírem privacidades para se vestirem, mesmo estando com pessoas do mesmo sexo. Esta situação fez com que, principalmente as meninas se sentissem envergonhadas, ao serem indagadas sobre esta questão, elas alegaram que se sentiram expostas e com vergonha, principalmente na hora do banho, se elas não se sentem a vontade com os seus corpos, esta situação se acentua ao serem observadas por outras meninas.

 Quanto ao horário para dormir: Foi impossível controlar o horário dos adolescentes, eles usaram dos mais diversos artifícios para permanecerem acordados. Houve alguns desentendimentos entre alguns que se declaram cansados e desejavam dormir, em contrapartida os mais dispostos responderam com pirraça e alguns decidiram passar a noite em claro, conversando, cantando e brincando. Foi preciso a intervenção de adultos para manter a harmonia entre eles, alocando em quartos separados os que desejavam dormir e estabelecendo limites para garantir a harmonia entre eles.

 Investimento em relacionamentos amorosos: com o desenvolvimento de novas amizades, surgiram interesses em novos relacionamentos afetivos, adolescentes foram vistos se beijando, demonstrações de interesses correspondidos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com