TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGENS DA POLÍTICA DE ALAGOAS

Projeto de pesquisa: ORIGENS DA POLÍTICA DE ALAGOAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

 Retratar toda e qualquer expressão de natureza cultural ou histórica de um povo, partindo do reconhecimento público da importância de todos aqueles que iniciaram a construção de nossa história e chegando às crianças e adolescentes de hoje, a quem cabe preservar este patrimônio e construir o futuro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Observar à arquitetura, a cultura, a paisagem natural, comparando características antigas e modernas;

 Propocionar aos alunos a oportunidade de apreciar a arte, a arquitetura, através de visitas a museus, igrejas, casarios e ruas da cidade histórica;

 Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de organização, observação, reflexão, síntese e pesquisa;

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

A história de uma cidade pode ser contada por meio das imagens que ela transmite e por meio da ocupação de seus espaços, de suas obras de arte e de sua arquitetura. O Município de Traipu, localizado às margens do Rio São Francisco, é um dos mais antigos do Estado de Alagoas, sendo detentor de uma rica história cultural que precisa ser registrada, como forma de garantir às próximas gerações o conhecimento de suas raízes e fortalecimento de sua identidade.

A Cultura de um povo é, sem dúvida, uma atividade sem fim, já que a cultura é viva, e por isso, sempre surgirão novos vestígios, novas informações, novos pontos de vista, novas gerações. Deste modo, o Mapeamento é uma construção que estará sempre ávida por receber novos fatos que venham enriquecer a história traipuense. Porém, pretende proporcionar às gerações futuras o registro, responsável e consciente, de boa parte de nossas riquezas, além de despertar o interesse das crianças e adolescentes em valorizar, preservar e registrar seu patrimônio histórico e cultural.

Sabemos que é preciso fortalecer o compromisso público com a política da cultura, ampliando todas as alternativas de preservação do patrimônio histórico e popular, a fim de possibilitar ao traipuense a tradução de suas potencialidades em oportunidades e desenvolvimento.

Aqui estão expressas as nossas vocações em forma de história, música, folclore, pesca, dança, arte, crenças, costumes, tradições e sonhos que tornam único o sertanejo traipuense.

ORIGENS DA POLÍTICA DE ALAGOAS

O progresso do Sul da Capitania de Pernambuco conhecido como Alagoas, fez com que sua população fosse logo desejando a independência. Mas nada era fácil. No início da segunda década do século XVIII, foi criada a Comarca de Alagoas, sob a jurisdição da Capitania de Pernambuco, e nomeado o primeiro Ouvidor Geral: José da Cunha Soares.

Por não existir cursos jurídicos no Brasil, esse cargo era destinado a quem fosse mais letrado, com espírito de liderança. Transformava-se em comandante da Justiça, da Política e da Economia. E no período de mais de um século, entre 1711 a 1817 (ano da sua emancipação política), Alagoas teve 17 ouvidores gerais.

Foi exatamente na segunda metade do século XVIII, que surge Maceió, de um engenho de açúcar denominado Massayó. A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com