TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E DILEMAS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA EMPRESA FAMILIARor

Por:   •  3/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.670 Palavras (11 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 11

                                      [pic 1]

                                     CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA                            

                            PÓS- GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

    OS DESAFIOS E DILEMAS DA IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE     RESPONSABILIDADE SOCIAL EM UMA EMPRESA FAMILIAR

                           ESTUDO DE CASO: FUNDAÇÃO XOPOTÓ

                                     CLAUDIA VALÉRIA CÂNIDO

                                     Belo horizonte, 31 de maio 2022

  1. INTRODUÇÃO

          O mundo é composto por organizações, ou seja, as principais atividades são hoje realizadas por organizações, que prestam algum serviço ou oferecem algum produto à sociedade. A maioria delas começa pequena, nascendo inclusive do seio familiar, sem profissionalização da gestão do negócio. Esta começa a se fazer necessária quando o negócio cresce e exige uma maior organização e controle dos recursos. Dessa forma, tanto a administração é imprescindível para o sucesso da organização, quanto a organização é a razão da existência da administração.

Fundado em Brás Pires, no ano de 1999, o Instituto Xopotó para o Desenvolvimento Social, Econômico e Ambiental é uma organização social, sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça, como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). A atuação do instituto busca a promoção do desenvolvimento humano integral e sustentável das comunidades de 25 pequenos municípios, das regiões Centro e Zona da Mata mineiras, denominadas pelo Instituto Território Nascentes do Rio Doce. Nestas regiões estão localizadas as bacias dos rios Xopotó e Piranga, formadores do rio Doce, uma região rica em recursos naturais e humanos, mas que ainda possui um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) médio de 0,705%, considerado um dos menores do País, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do ano de 2000, comparado aos municípios do Vale do Jequitinhonha.

Com as ações dos seus projetos, o Instituto Xopotó vem fomentando o desenvolvimento social, a geração de trabalho e renda e a proteção ambiental, com educação para qualificação profissional e formação da consciência ambiental da população. Para tanto, o Instituto articula parcerias com governos, iniciativa privada, sociedade civil organizada e Instituições de Ensino Superior. Partindo de um diagnóstico social, econômico e ambiental, o objetivo desses projetos é estruturar, estrategicamente e de forma responsável, as potencialidades locais, implantando a responsabilidade social na sociedade local.

  1. PROBLEMA DE PESQUISA

O problema central que se coloca é: quais as estratégias ou caminhos utilizar para implantar um programa de responsabilidade social autentica numa empresa do terceiro setor?

É possível a implantação da responsabilidade social no contexto de uma visão ecossistêmica da sociedade?

As organizações serão cada vez mais percebidos na sociedade como pertencentes aduas características básicas: as inteligentes (para as quais o lucro não é mais o grande objetivo e sim a consequência lógica e justa de um novo modo de pensar, sentir e agir, impregnado de responsabilidade social autêntica) e as pouco inteligentes que vivem presas ao século XX e só tem um objetivo: lucro a curto prazo.

A visão ecossistêmica da sociedade com seus reflexos nas organizações, implica na existência deum sistema razoavelmente cooperativo (basicamente organizações, clientes, funcionários e comunidade), de modo que as contribuições e as recompensas esperadas estejam num equilíbrio dinâmico.

  1. OBJETIVOS DA PESQUISA

A pesquisa tem como objetivo central (geral): Compreender a importância da responsabilidade social autêntica para a construção de uma imagem e reputação positiva diante da sociedade.

Objetivos específicos: - Implantar o roteiro da responsabilidade social autêntica numa organização do terceiro setor

                                     - Apresentar o conceito de responsabilidade social autêntica e falsa;

                                    - Apontar as tendências de gestão e negócios para as empresas socialmente responsáveis.

  1.  HIPOTESES

A hipótese que norteou este trabalho é a de que os projetos sociais da iniciativa privada podem ser eficientes fatores de inclusão social, mais especificamente através da geração de renda. A chegada de novos conceitos, visões por novos horizontes e novos “materiais humanos”, faz com que a ideia de Responsabilidade Social cresça cada dia mais entre as grandes e pequenas empresas. E esta mudança é fundamental para o crescimento e fortalecimento de uma organização.

  1. JUSTIFICATIVA

A justificativa para a elaboração deste trabalho está em destacar a importância da prática da responsabilidade social nas empresas. Inseridas em contextos nos quais os valores de mercado e as variáveis econômicas são predominantes, as empresas se deparam, cada vez mais, com responsabilidades que não faziam parte do seu cotidiano. Chamaremos de responsabilidade social falsa.  Os empresários precisam perceber que contribuir para o bem-estar da comunidade em que atuam é o divisor de águas entre as empresas que se omitem e as que atuam positivamente em seu meio, respeitando-o e valorizando os diversos públicos que dele fazem parte. A função social de uma empresa não é meramente se preocupar em oferecer bons serviços ou produtos, mas ampliar o escopo de atuação e intervenção para estágios mais avançados.

  1. METODOLOGIA

As características da pesquisa objeto deste artigo, parece ser adequado classificá-la como um estudo de caso descritivo de abordagem quanti-quali. Exploratória porque o ponto de partida foram suposições apenas inspiradas em uma revisão preliminar da literatura disponível sobre os assuntos – responsabilidade social – que estão interligados, balizando a pesquisa de campo e análise dos resultados obtidos através das entrevistas realizadas. O levantamento de campo da pesquisa foi realizado nas propriedades rurais cadastradas pelo Instituto Xopotó no diagnóstico socioeconômico e ambiental dos municípios de Alto Rio Doce, Brás Pires, Cipotânea e Desterro do Melo, no ano de 2016. Foram cadastradas 10 propriedades rurais, em cada município, totalizando no início da pesquisa a participação de 40 produtores rurais. Ao longo do desenvolvimento do projeto, 2 produtores do município de Desterro do Melo e 1 produtor do município de Alto Rio Doce desistiram de participar da pesquisa. Desta forma, trabalhou-se com um público de 37 produtores rurais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com