TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programas de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social nas Empresas

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  9.766 Palavras (40 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE DE FRANCA - UNIFRAN

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

A EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

FRANCA

2014


DANILO LUCIANO MARTINS

HELTON TAVARES

LUCAS GARCIA

PABLO JÚNIOR EVARISTO DE MORAIS

A EFETIVIDADE DOS PROGRAMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

Trabalho acadêmico apresentado como exigência parcial para a obtenção de nota na disciplina de Gestão Ambiental II, da Faculdade de Administração da Universidade de Franca.

Professor: Gleison Luís Araújo.

FRANCA

2014


SUMÁRIO

INTRODUCÃO        04

1        HISTÓRICO        06

1.1        MISSÃO, VISÃO E VALORES        07

1.1.1        Missão        07

1.1.2        Visão        07

1.1.3        Valores        07

2        ORGANOGRAMA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        09

2.1        ANÁLISE DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        09

2.1.1        Análise Crítica        11

3        PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS        12

3.1        OBJETIVOS        12

3.2        PROJETOS        12

3.2.1        Provenientes da Emissão de CO²        12

3.2.2        Provenientes da Geração de Resíduos        14

3.2.3        Provenientes do Consumo de Água        16

3.2.4        Provenientes da Utilização de Materiais        16

3.2.5        Conscientização Ambiental        18

3.2.6        Trabalho Social e Capacitação de Jovens        19

3.3        RELEVÂNCIA        19

4        GRÁFICOS E TABELAS        21

5        ANÁLISE DOS RESULTADOS        31

5.1        LEVANTAMENTOS DE DADOS        31

5.2        CONSTATAÇÕES        32

CONCLUSÃO        42

REFERÊNCIAS        44

ANEXOS        47


INTRODUÇÃO

        Frequentemente estamos sendo bombardeados pela mídia e por todos os meios de comunicação por palavras como meio ambiente, sustentabilidade, responsabilidade social, ecologicamente correto, empresa sustentável e outras coisas que, para muitos de nós, ainda são de difícil assimilação e conceituação. Dentro desta dificuldade, definir uma empresa sustentável é ainda um mistério para muitos consumidores preocupados com o tema. Afinal de contas, nem sempre são transparentes para os clientes, os processos internos que transformam uma empresa comum numa empresa sustentável. O principal desafio é identificar o que vai além do marketing e da propaganda. O que realmente está sendo feito pela empresa “X” em busca da sustentabilidade e quais sinais podem significar que ela está no caminho certo.

        O objetivo deste trabalho acadêmico é apresentar até que ponto uma empresa e seus colaboradores se preocupam com a preservação ambiental, com a redução de impactos ambientais e a capacidade de equilibrar desenvolvimento econômico com preservação do meio ambiente e responsabilidade social.

        Devido às crises ambientais, pressões governamentais e mercadológicas, as empresas sentem a necessidade de exercer uma gestão ambiental eficiente. Assim, alguns aspectos relevantes da problemática ambiental do ponto de vista da relação sociedade-natureza oportuniza analisar a questão ambiental partir da interação entre os meios social e físico-natural com uma abordagem e uma visão holística e sistêmica. O mais complexo, nesta conjuntura, é que existem muitos problemas ambientais que ocorrem dentro da empresa, cuja solução exige o engajamento de várias partes, como órgãos públicos, colaboradores e a própria empresa como pessoa jurídica de direito privado.

        Quando iniciamos o processo de seleção em busca da empresa ideal para realização deste trabalho acadêmico, foi exigida pela primeira organização, a empresa Sonae Sierra (administradora do Franca Shopping), uma série de documentos desnecessários, tornando um trabalho muito burocrático, além de ocorrer da empresa não demonstrar interesse quanto às expectativas do trabalho. O mesmo ocorreu na empresa Di Fiorena (tradicional indústria de cosméticos da cidade de Franca), que não se mostrou interessada em permitir que realizássemos um trabalho dessa natureza, pois aparentemente não tinha nenhum compromisso com a causa ambiental, transparência de programas e postura organizacional para com necessidades acadêmicas da comunidade.

        Cada empresa tem uma forma de lidar com o tratamento dado a questão ambiental em diferentes momentos ou aspectos, se tratando disso, e também pelo fato de um integrante do grupo deste trabalho acadêmico, ter feito parte do núcleo de colaboradores da organização, optamos pela elaboração e aplicação do trabalho na filial de uma das maiores empresas de transporte rodoviário do Brasil, a nossa querida Viação Cometa S/A. Com duas agências na cidade de Franca, uma na Avenida Frei Germano, 2038 - Estação, outra na Avenida Sete de Setembro, 735 – Residencial Baldassari, e uma garagem de veículos na Rua Antônio Bernardes Pinto, 558 - Vila Chico Júlio.

        Por se tratar de uma empresa de grande porte, a expectativa do grupo é de que a empresa possua uma gestão sustentável, tenha programas socioambientais ou enseje implantar políticas ambientais que auxiliem a identificar, priorizar e gerenciar seus impactos ambientais, e preparar diretrizes condizentes com seu porte e segmento para um programa de gestão socioambiental efetivo e eficiente.


1 – HISTÓRICO

        Antes de se tornar uma lenda do transporte de passageiros no Brasil, o italiano Tito Mascioli era um Aviador Comendador, que decidiu deixar seu país de origem e vir morar em São Paulo em 1937. Seu Cunhado Arthur Brandi possuía um loteamento no Bairro do Jabaquara, na zona sul de São Paulo, entretanto, esse loteamento era muito longínquo, o que tornava as vendas difíceis, já que não existia transporte urbano para aquela região. Foi então que Arthur decidiu criar e operar uma linha de ônibus que ligasse o bairro do Jabaquara até o centro de São Paulo. E quem assumiu o desafio de operar foi Tito Mascioli.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com