TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa de Banho e o Desafio da Responsabilidade Social em Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  7/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.571 Palavras (11 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 11

TRABALHO AV2 (RELATÓRIO) – CASE: CASA DE BANHO E O DESAFIO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Disciplina: Direito Empresarial Professor: Paulo Roberto Meyer Pinheiro Turma: A119-61

Grupo:

Amanda Barros Baldessar - 2012362 Davi Pires Pinheiro - 2012361

Igor Alejandro Cavalcante Selaive - 2012578 Larissa Barros Vieira – 2012539

Lucas Alves Herbster - 2012351 Roberto Góis Sales Catrib - 2012545 Victor Ledo Borajo – 2012354

Introdução

  • Resumir o que está acontecendo no caso?

Patrícia e Fernando, já casados, sempre desejavam trabalhar para impactar positivamente a vida de todos que se envolvessem. Assim, com mais 4 sócios, criaram a “Casa de Banho”, representação de indústrias de cosméticos. Porém após 1 ano, chegaram inúmeros desafios e dificuldades, e acabaram saindo todos os sócios e ficando só o casal. Após logos anos, o desenvolvimento foi incrível, e a empresa traz várias opções de cosméticos. Outrossim, a Casa de Banho buscou contratações de aprendizes jovens para também uma ação social.

  • Conhece um caso semelhante?

Não, algo semelhante não conhecemos.

  • Já empreendeu ou conhece quem empreendeu?

Sim, hoje em dia muitos jovens empreendem, inclusive o que mais está em alta é o marketing digital.

  • Traga elementos sobre a indústria. Sua formação, nome e registro?

A indústria de cosméticos é um grande mercado no Brasil, a população brasileira se importa muito com sua aparência o que mostra que a ideia de negócio foi boa. A empresa teve dois estágios, primeiramente atuaram no varejo, algo que não deu muito certo devido a assaltos e a saída dos sócios, segundamente a empresa começou a atuar no atacado, onde tiveram muito mais dificuldade, pois tiveram de criar uma marca e registra-la no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, o reduzido volume de recursos disponíveis, o redesenho do projeto, o desenvolvimento do produto, mudança para uma sede diminuída e a criação de uma nova rede de clientes e representantes. Por ser do setor químico, a empresa com certeza teve diversos contratempos em questão de legalizar seus produtos, testar e serem aprovados, processos que demoram bastante.

CONHECENDO O CASO A FUNDO

  • Quais foram os fatos mais marcantes para a empreendedora ao longo de sua trajetória?

Acreditamos que alguns dos fatos mais marcantes para Patrícia em sua trajetória foram o seu aceitamento no Programa 10 Mil Mulheres. Outro fato e com certeza o mais importante foi a realização do sonho de ambos os sócios, combinar uma atuação que gerasse resultados financeiros e desenvolvimento social, com a contratação de 8 adolescentes. Além desses já citados, as dificuldades e as fases ruins também devem ser inseridas, pois, com certeza foram marcantes. Não se pode esquecer também do ano de 2013.

  • Com qual motivação?

  • O seu aceitamento no Programa 10 Mil Mulheres: Pois com isso houve a decisão de uma maior sofisticação de seus produtos, gerando diversas novas possibilidades como a entrada no mercado de alto luxo, possibilitando então a expansão das atividades da empresa para outro nicho, além de uma aceitação dos novos produtos no mercado desejado fazendo com que houvesse uma necessidade de um aprimoramento e ampliação da linha dos seus produtos e suas embalagens, assim como um novo, melhor e maior local da empresa para a instalação da equipe.
  • A contratação de 8 adolescentes de situação de risco social para atuar na linha de produção da empresa, podendo assim ajudar e cuidar de todas as contratadas de diversas maneiras.
  • As dificuldades e as fases ruins, como os assaltos que fizeram os outros 2 antigos sócios abandonarem, a criação da marca própria, o registro no INPI, o reduzido volume de recursos disponíveis, o desenvolvimento de produtos, a mudança para uma sede com 20% do tamanho do espaço anterior, a criação de uma rede de clientes e de representantes, e claro, as dificuldades típicas de um começo de negócio, relacionadas a margem de lucro, fluxo de caixa e sazonalidade na procura dos produtos pelos clientes.
  • O ano de 2013, pois, nesse ano eles tiveram que dispensar as aprendizes contratadas por conta da estagnação do mercado.
  • Por que esse programa com as aprendizes é importante para Patrícia?

O programa com as aprendizes é importante para patrícia pois ela e seu esposo desejavam trabalhar de modo socialmente responsável, atuando sob valores compatíveis com uma sociedade solidária e impactando positivamente a vida das pessoas com quem se envolvessem, eles queriam poder fazer uma mudança social, no trabalho social com jovens, especialmente, Patrícia gostava

da ideia sendo algo relacionado a noção de transformação, de beleza e conforto, com o provocar de sensações agradáveis. Isso sempre foi um sonho não só de Patrícia como de Fernando.

  • E para a empresa?

A importância para a empresa é construir uma política social clara que tenha uma função de transformar a vida das jovens que foram beneficiadas com essa oportunidade, trazendo ainda um DNA para instituição. Assim sendo importante criar a política clara de comunicação sobre os valores e práticas para seus parceiros, já que o texto informa que os sócios não sabem se isso seria algo benéfico visando agregar valor dos seus produtos e práticas para a sociedade.

  • Vale a pena investir tanto tempo e esforço em um programa como esse?

Sim, pois cria e fortalece a política social da empresa, de forma em que a organização fortaleça a sua imagem trazendo a marca para perto do público, pois sabemos que abraçar causas agrega um valor imensurável não só às instituições como aos grupos que estão sendo beneficiados. Além disso, traz um sentimento interno muito favorável a empresa, pois os funcionários sabem que a instituição está preocupada no bem-estar social e assim constroem uma relação de time com a administração da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com