TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INTOCAVEIS

Casos: OS INTOCAVEIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  1.403 Visualizações

Página 1 de 4

OS INTOCÁVES

Baseado em fatos reais, toda a trama acontece na cidade de Paris-França. “Os Intocáveis” é um filme baseado em fatos reais que conta a história de Philippe (François Cluzet), um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico e Driss (Omar Sy), um jovem problemático que não tem a menor experiência em cuidar de pessoas.

Phillipe, é rico, de gostos afinados, amante do clássico. Driss um autentico malandro, ex presidiario que se encontra entre os candidatos à vaga de enfermeiro particular, na certeza de ser prontamente eliminado do processo seletivo e assim receber a declaração que lhe garantirá o seguro do governo.

A postura rude, sem escrúpulos de Driss, desperta em Phillippe o desejo de que ele venha trabalhar em sua casa, propondo-lhe um desafio de ficar apenas nove dias cuidando dele.

Phillippe desejava alguem que o ajudasse mas que, sua situação de tetraplégico não lhe despertasse o sentimento de pena. Neste ponto Driss seria a pessoa perfeita.

Driss inicialmente recusa mas ao ver-se dentro de seu possivel quarto, malandro como o que, aceita o desafio imediatente. Daí em diante a vida desses dois homens toma um novo sentido, um novo tom.

Logo no primeiro dia de trabalho Driss se recusa a fazer determinadas tarefas alegando ser serviço de mulher, essa situação parece causar um certo prazer em Phillipe, Driss aos poucos se rende e começam uma viagem de descobertas, amizade, cumplicidade e cuidado verdadeiro. Um relacionamento que parecia improvavel, transforma-se numa experiencia incrivel para ambos levando-os a uma amizade verdadeira. Isso só è possivel por que Driss encara Phillipp como um igual, sem preconceitos.

Quem cuida e se deixa tocar pelo sofrimento humano, torna-se um radar de alta sensibilidade.

Humaniza-se no processo e tem a preciosa chance e o privilegio de crescer em humanismo e em sabedoria. Esta nos faz descobrir que a vida não é um bem a ser privatizado, muito menos um problema a ser resolvido nos circuitos digitais da informática.

Ela è um dom a ser vivido solidariamente.

O ser humano é uma unidade orgânica e estrutural que goza de uma integridade corpórea, psicológica ,social e espiritual. É um ser pluridimensional e inter-relacional porque tem distintas dimensões e, além disso estabelece vínculos diferentes com seu entorno e seus semelhantes. No entanto, esta unidade estrutural e relacional nao é absoluta e inalterável, pois é constantemente ameaçada por elementos próprios e alheios. A enfermidade, a dor, a exclusão, a marginalização, o abandono são algumas dessas ameaças. Tudo isso clama por significado e sentido.

Os intocáveis, baseado numa historia real estreita relação entre o paciente e seu cuidador.

O filme traz uma concepção diferente de cuidar, que não é tão somente: alimentar, higienizar e medicar, como alguns dos pretensos enfermeiros de Phillippe se apresentaram. Cuidado é muito mais que atenção, desvelo, precaução, zelo, diligencia como nos diz o dicionário.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com