TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO

Por:   •  29/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]




PROCESSOS BÁSICOS PSICOLÓGICOS II

OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

ALUNO: MARINA ABREU   RA : 1299287595

CAMPINAS
2015

SUMÁRIO

OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


OS TEÓRICOS DA PSICOLOGIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A EDUCAÇÃO

O behaviorismo, do inglês behavior (comportamento) surgiu na metade do século passado, com os estudos do condicionamento clássico, por Pavlov (1849-1936) e Watson (1913). Em suma, a teoria busca a objetividade e tem como objetivo manipular o comportamento sem que haja necessidade de introspecção ou diálogo, como no humanismo por exemplo, descartando assim, sentimentos, intenções, motivações e pensamentos.

Há dois tipos de condicionamentos abordados nesta resenha, o condicionamento clássico e o condicionamento operante, o qual será discutido no decorrer da resenha. O condicionamento clássico é um tipo de aprendizagem com intuído de interligar dois ou mais estímulos e prever os acontecimentos. Tudo começou quando Pavlov iniciou suas de condicionamento com o cão, o qual salivava toda vez que lhe davam comida. Pavlov foi mais a frente, percebeu que o fato do animal salivar não era somente pelo sabor da comida, mas até mesmo antes disso quando avistava e sentia o cheiro da comida, quando via a pessoa que lhe fornecia e quando ouvia seus passos. Uma resposta incondicionada (RI) é aquela não aprendida, um ato reflexo, logo um estímulo incondicionado (EI) é aquele que desencadeia uma resposta incondicionada; a resposta condicionada (RC) está ligada a aprendizagem, no caso do cachorro que começa a salivar quando ouve os passos da pessoa que lhe dá comida, por exemplo; e o estímulo condicionado (EC) é o estímulo de RC. Ou seja, no condicionamento clássico, há uma associação com um estímulo incondicionado, o qual desencadeará uma resposta condicionada, sendo assim, pode-se considerar a associação o princípio básico da aprendizagem.

O condicionamento operante, de B. F. Skinner (1904-1990), também é uma forma associativa de aprendizagem, porém é o próprio organismo associa suas ações às consequências, estas ações são seguidas de um reforçador positivo, que fortalece a resposta a estimulando positivamente, e um reforçador negativo, que fortalece a resposta a fim de remover ou diminuir tal comportamento. Há também a punição, onde ao contrário do reforçamento, que eleva um comportamento, sua finalidade é de diminuir qualquer comportamento considerável indesejável.

Skinner tem como base o entendimento de contingência quando se define o comportamento perceptivo pois acreditava que tal comportamento é fruto de reforçamentos que sucedem no decorrer da vida e que acontecem no instante da percepção pois “não há uma separação a priori do estímulo e da resposta, a relação entre eles (contingência) é o dado inicial, não sendo possível separar um do outro (não há estímulo sem resposta e muito menos resposta sem estímulo)” (LOPES & ABIB, p. 130)”.Vale ressaltar que não é possível uma análise isolada da percepção, pois esta tem interação com outros comportamentos humanos, sendo que todos os reforçamentos do indivíduo é na presença de um outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (118.3 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com