TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRÊS TEMPOS DO RECALCAMENTO

Por:   •  11/10/2022  •  Dissertação  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

RECALCAMENTO

Recalcar é um mecanismo de defesa do ego, que sugere a existência do inconsciente. O ato de recalcar, seria expulsar do consciente desejos, sentimentos, recordações e etc. pelas quais não conseguiríamos suportar caso viessem à tona na sua forma real.

TRÊS TEMPOS DO RECALCAMENTO

Na primeira tópica, Sigmund Freud sugere a existência de três tempos do recalcamento:

 Recalcamento originário (ou primário)

 Recalcamento propriamente dito (ou secundário)

 Retorno do recalcado.

RECALCAMENTO ORIGINÁRIO (PRIMÁRIO): mecanismo por meio do qual o aparelho psíquico tem origem, ou seja, é estruturador (quando um indivíduo nasce seu aparelho psíquico ainda não está construído).

Esse mecanismo vai surgindo durante o período de sexualidade infantil a partir de vínculos com o outro por meio de zonas erógenas, cujas satisfações vão sendo colocados diques que são estratégias de contenção para conter o prazer (vergonha, nojo e moralidade). Ou seja, é a inscrição de cada marca mnêmica que ocorre no aparelho psíquico constituindo desejos e censuras, e essas inscrições vão se construindo paulatinamente no tempo, surgindo cada vez mais inscrições.

Ao final do recalcamento originário temos um aparelho psíquico constituído em três lugares: inconsciente, pré-consciente e inconsciente.

É importante salientar que este mecanismo de recalque acaba no final do Complexo de Édipo, sendo o único que se encerra.

RECALCAMENTO PROPRIAMENTE DITO (SECUNDÁRIO): esse por sua vez, encerra o primário. Isso porque é preciso que ocorra recalcamento da organização do Édipo para não inviabilizar outros possíveis prazeres que precisamos construir ao longo da vida para termos complexidade nas formas de relação e obtenção de prazer.

Surgem então os desejos derivados que tentarão obter acesso ao pré consciente e consciente, e é sobre esses desejos derivados que incidirá o recalcamento propriamente dito através da força de contrainvestimento (recurso para enfrentar os desejos que mesmo estando no inconsciente seguem tendo força). O segundo tempo de recalque é quando ocorre o recalque dos conteúdos psíquicos de fato, quando já temos conteúdos potencialmente enlouquecedores, que podem causar neuroses.

O recalcamento propriamente dito age quebrando o registro psíquico em duas partes, separando IDEIA de AFETO. Logo, recalcar seria quebrar a representação e enviar a ideia para o inconsciente mantendo-a lá (estamos constantemente recalcando). O afeto por sua vez ficará solto e buscará ligar-se a uma nova ideia, o que mais tarde constituirá o retorno do recalcado.

RETORNO DO RECALCADO: ocorre devido a uma falha do recalcamento. Isso não é necessariamente ruim ou prejudicial, apenas significa que o conteúdo encontrará uma forma de se satisfazer. A partir disso, entendemos que os conteúdos psíquicos sempre tenderão a exercer certa pressão para poder retornar ao sistema pré-consciente e consciente. Tais conteúdos manifestam-se pelas formações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com