TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação

Seminário: Observação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Seminário  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de observação:

Com a criança do sexo Feminino I.O.P de 6 anos e e 8 meses.

Esta rolando no chão e conversando com a tia dela sobre menina macho; saiu correndo para brincar com as crianças na rua; esta brincando com outras crianças de boneca com a maior atenção ouvindo o que ela fala; trocando a roupa da boneca e falando que não pode deixar a boneca pelada perto de outras pessoas; esta falando com os outros colegas sobre outro colega e sorrindo; esta brincando de ninar a boneca; foi correr e tropeçou; saiu correndo e foi pegar a bicicleta; andando de bicicleta, deu a bicicleta pra a coleguinha andar e esta brincando de corrida com o outro colega; esta correndo e quase caiu e começou a sorrir, sua mãe gritou que era pra ela parar de correr porque ia se machucar, deitou no chão e ficou quieta, começou a bater figurinha com a Je com o M, tirando papel, pedra e tesoura pra ver quem começa, estão discutindo pra ver quem ganhou; continua batendo figurinha e falando que tem figurinhas igual a da J; começou a chover e entrou pra dentro da casa de sua avó; ela começou a a mexer com a tia dela falando com a voz grossa para provocar a mãe dela; a mãe não ligou com que ela estava fazendo ela sentou e começou a assistir televisão; começou a contar historias que de acordo com ela não é mentira, foi ela que inventou.

Pesquisa:

As influências do meio, tanto as do ambiente interno (aspectos biológicos e psicológicos) como as externas (ambiente social), começam a atuar mesmo antes do nascimento e continuam durante toda a vida do ser humano.

Crescimento – Trata-se do aspecto quantitativo das proporções do organismo, das mudanças nas dimensões corpóreas, como peso, altura, perímetro cefálico, etc.

Desenvolvimento – Trata-se das mudanças qualitativas, como a aquisição e o aperfeiçoamento de capacidades e funções que permitam à criança realizar coisas novas, com mais habilidades e cada vez mais complexas.

Maturação – É o modo como ocorre a mudança e o crescimento na área física e psicológica do organismo infantil. Junto a essas mudanças existem fatores transmitidos por hereditariedade, que constituem parte do desenvolvimento da criança. Existem as características e tendências que a criança traz ao nascer, sejam físicas ou psicológicas.

Aprendizagem – É a mudança constante do comportamento e da conduta, realizada por meio da experiência e da repetição. Depende de fatores internos e externos, de condições psicológicas e ambientais. Toda aprendizagem depende da maturação, relacionada às condições orgânicas e psicológicas, e das condições ambientais (cultura, classe social, etc). É oportuno lembrar que, se a criança não estiver madura para executar determinada atividade, ela não poderá aprendê-la, pois não disporá de condições para sua realização. É pela aprendizagem que o homem desenvolve os comportamentos que lhe possibilitam viver. Atualmente, estudiosos afirmam que este processo se inicia mesmo antes do nascimento. Podemos afirmar que, em termos práticos, a prontidão escolar pode ser observada na criança quando ela é capaz de realizar, participar, criar, ser uma pessoa sociável, comunicar-se com sucesso, dentro de suas capacidades, em tudo o que é oferecido pela escola e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com