TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação De Uma Criança De 0-3 Anos

Casos: Observação De Uma Criança De 0-3 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  3.468 Palavras (14 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalho sobre a Observação de uma criança 0-3 anos

3.2. ORDEM TEÓRICA

3.2.1. DESENVOLVIMENTO FÍSICO

O desenvolvimento físico inicia com crescimento cefalocaudal de cima para baixo, por isso a cabeça do recém-nascido é grande, e vai se tornando proporcional á medida que a criança cresce em altura e as partes inferiores do corpo se desenvolvem.

O desenvolvimento sensorial e o motor seguem o mesmo princípio: os bebês aprendem a usar as partes superiores do corpo antes das partes inferiores, eles aprendem a fazer muitas coisas com as mãos muito antes de poderem engatinhar ou andar.

O segundo princípio é o próximo distal, de dentro para fora; o crescimento e o desenvolvimento motor ocorrem do centro do corpo para as extremidades.

Durante a primeira e a segunda infância, os membros superiores e inferiores continuam crescendo mais rápido que as mãos e os pés. A criança desenvolve a habilidade para usar as partes que estão mais próximas do centro do corpo, depois os antebraços e a parte distal das pernas, em seguida as mãos e pés e finalmente os dedos das mãos e dos pés.

A criança cresce mais rápido durante os 3 primeiros anos. Durante os primeiros meses é o período em que a criança mais cresce durante toda a vida.

A taxa de crescimento diminui gradualmente durante o segundo e o terceiro anos de vida.

Na média os meninos são um pouco maiores que as meninas.

À medida que o bebê cresce, forma e proporção também se alteram.

A dentição começa a aparecer por volta do 3° e 4° meses, aos 3 anos todos os 20 dentes decíduos estão no lugar.

O desenvolvimento motor é caracterizado por uma série de marcos.

Habilidade 50% 90%

Rolar 3,2 meses 5,4 meses

Pegar um chocalho 3,3 meses 3,9meses

Sentar-se sem apoio 5,9 meses 6,8meses

Ficar em pé apoiando-se em algo 7,2 meses 8,5 meses

Pegar com o polegar e o indicador 8,2 meses 10,2 meses

Ficar em pé sozinho com firmeza 11,5meses 13,7 meses

Andar bem 12,3meses 14,9 meses

Montar uma torre com dois cubos 14,8 meses 20,6 meses

Subir escada 16,6 meses 21,6 meses

Pular no mesmo lugar 23,8 meses 2,4 meses

Copiar um círculo 3,4 anos 4,0 anos

Ninguém precisa ensinar aos bebês habilidades motoras básicas como agarrar, engatinhar e andar. Eles apenas precisam de espaço para se movimentar e liberdade para ver o que podem fazer. Quando o sistema nervoso central, músculos e ossos estão preparados e o ambiente oferece as devidas oportunidades para a exploração e a prática, os bebês continuam surpreendendo os adultos ao seu redor com novas habilidades.

3.2.2. DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL

Embora os bebês apresentem os mesmos padrões de desenvolvimento, cada um deles desde o início, exibe uma personalidade distinta: a combinação relativamente coerente de emoções, temperamento, pensamento e comportamento, que torna cada pessoa única.

Da primeira infância em diante, o desenvolvimento da personalidade se entrelaça com as relações sociais e essa combinação é o desenvolvimento social.

Aspectos mais importantes do desenvolvimento psicossocial: A criança de 2 anos e 6 meses explora seu ambiente utilizando as pessoas que estão mais ligadas com base segura, a medida que vão dominando o ambiente, tornam-se mais confiantes e mais ansiosas por se auto afirmar.

As crianças de 2 anos e 6 meses a 3 anos as vezes ficam ansiosas porque agora percebem o quanto estão se separando do cuidador, elaboram a consciência de suas limitações na fantasia nas brincadeiras e identificam-se com os adultos.

Grande parte do desenvolvimento de uma criança diz respeito às questões relacionadas com os cuidadores.

Os bebês humanos dependem dos outros para obter alimento, proteção e para a sobrevivência e para ele desenvolver confiança é preciso uma educação sensível, responsiva e coerente.

O primeiro dos 8 estágios do desenvolvimento psicossocial é confiança básica versus desconfiança básica, do nascimento aos 12-18 meses, o bebê desenvolve o senso de se o mundo é um lugar bom e seguro, se predominar a confiança, essa criança vai desenvolver esperança se predominar a desconfiança ela terá dificuldade para estabelecer relacionamentos. Autonomia versus vergonha e dúvida (12-18 meses aos 3 anos). A criança desenvolve um equilíbrio de independência e auto suficiência em relação à vergonha e a dúvida e a virtude é a vontade.

A criança substitui o julgamento dos cuidadores pelo seu próprio e nesse estágio ela passa a ter vontades.

Embora os pais exerçam uma grande influência sobre a vida dos filhos, o relacionamento com as outras crianças, seja dentro de casa ou fora é importante desde a primeira infância.

Bebês e crianças pequenas mostram interesse em pessoas de fora do círculo familiar, principalmente pessoas de seu tamanho. Nos primeiros meses eles olham, sorriem para outros bebês. Na segunda metade do primeiro ano, querem toca-lo, sorriem e balbuciam para eles. Por volta de 1 ano, prestam menos atenção às pessoas, estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com