TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental

Artigos Científicos: Organização E Metodologia Do Ensino Fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  1.196 Palavras (5 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

UNIDERP SANTO ANDRÉ

PEDAGOGIA

PSCOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Grupo

 ADRIANA Mª DE ALMEIDA - RA:4300066865

E-mail: small_drika@hotmail.com

 MARISTELA DE LIMA COSTA - RA:4300066876

E-mail: costamaris@ig.com.br

 TATIANE PASTRE - RA:3873747225

E-mail: tatypastre@hotmail.com

Santo André – 2012.

Freud Sigmund

Psiquiatra neurologista austríaco. O criador da psicanálise seus fundamentos teórico, e aplicação pratica, tornam-se fonte inesgotável para a compreensão do psiquismo humano, influenciaram a arte, a literatura e outros campos do conhecimento.

Frud nasceu em Freiberg na Moraira (hoje Pribor na Republica Checa) em 6 de maio de 1856, quatro anos depois de sua família se mudar para Viena onde ele passou maior parte de sua vida .

Em 1873 sofreu restrições devidas sua condição de judeu, mais ingressou na Universidade de Viena para estudar medicina, já revelava grande interesse pelos estudos das enfermidades mentais.

Dedicou-se a clinica psiquiátrica a partir de 1882 embora relutasse em abandonar a pesquisa sentindo as limitações de Viena no tocante e a possibilidade de aperfeiçoamento.

A primeira obra psicanalítica propriamente dita de Freud foi Die Traumdeuteing( 1900; a interpretação dos sonhos) por ele considerado seu principal trabalho.

Nos trabalhos de Freud estão intimamente ligados os aspectos clínicos, teóricos e técnicos, seus métodos de livre associação tornou-se essencial á técnica terapêutica é também importante instrumento de pesquisa psicológica.

A ascensão do nazismo e as crescentes perseguições aos judeus atingiram Freud e o levaram a mudar-se para Londres onde morreu em 23 de setembro de 1939. Nesse tempo trabalhou em colaboração com sua filha Anna na redação de uma obra dedicada a uma analise da personalidade de Hitler.

Através das reflexões feitas pelo psicanalista Freud podemos entender melhor enquanto educadores como se processa em nossos educandos o desenvolvimento emocional e mental, pois o ser humano constitui-se como razão e emoção as maiores contribuição da psicanálise com a educação em geral se dá através dos estudo do funcionamento psíquico e dos processos mentais.

É através do processo de identificação e dos processos de transferências que ocorrem relação professor -aluno.

Uma grande contribuição diz respeito a aprendizagem por identificação, pois mostra que através de modelos de pessoas que lhes foram significativas o ser humano motiva-se no sentido de equiparar a elas a autoimagem. É necessário que o professor saiba sintonizar-se emocionalmente com os seus alunos; depende muito desse relacionamento e aprendizagem.

Segundo a visão psicanalítica de Freud decorrem as seguintes posições: O professor guiado pelo seu desejo de ensinar cabe o esforço de organizar, articular tornar lógico seu campo de conhecimento e transmiti-lo aos seus alunos.

Ao professor cabe a tarefa de compreender a subjetividade presente em cada criança. Saber aproveitar potenciais para fazer emergir o desejo de aprender.

Ao aluno a tarefa de ingerir, desarticular e digerir aqueles elementos transmitidos pelo professor.

Ainda hoje as teorias de Freud podem ser aplicadas na educação, pois cada vez mais é preciso revivê-las para entender como se processa o desenvolvimento do aluno tanto emocional como mental.

Sua contribuição é importante mesmo em nossos dias porque ele tratou a educação sempre em primeiro plano de outras questões.

Retirado da enciclopédia Barsa vol. 6 EFG pags 449/450

Google

www.webartigos.com.artigos...da...freudiananaeducação

www.portalsãofrancisco.com.br professor associado de ribeirão pires

Piaget Jean

Filosofo e educador, especialista em psicologia evolutiva e epistemologia genética Jan Piaget nasceu em New Chatel, Suíça no dia 09 de agosto de 1896.

Desde criança se interessou por mecânica, fóssil e zoologia. Trabalhou como assistente voluntário no laboratório do museu de historia natural de New Chatel enquanto realizava seus estudos secundários.

Ao lado da formação científica em biologia sentiu-se igualmente atraído pelo que chamou de “demônio da filosofia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com